Rio 2016 começa avaliação técnica de candidatos a Local de Treinamento Pré-Jogos

Logo Rio 2016 apresentado na virada do ano em Copacabana Rio de Janeiro - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 começou uma nova etapa do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Já foi iniciada a avaliação técnica das instalações candidatas a se tornar Local de Treinamento de Pré-Jogos e receber atletas e equipes de Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais, que vêm ao país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e à aclimatação às condições locais.

O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos identifica instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais.

Nesta etapa, serão avaliados os formulários e documentos enviados por 364 instalações esportivas, de mais de 131 municípios de 20 estados das cinco regiõesdo Brasil. O Rio 2016 recebeu inscrições de instalações já existentes e projetos de outras a serem construídas. Entre as instalações existentes, algumas serão selecionadas para uma visita de avaliação que busca mais detalhes.

A etapa será conduzida pelo Rio 2016 em parceria com a empresa sportS4Good, vencedora do processo público de seleção realizado pelo Comitê Organizador para prestar serviço de avaliação técnica.

A sportS4Good, que tem experiência em gestão operacional de eventos para associações, confederações esportivas e clubes, designará especialistas em esportes e instalações que serão treinados e aprovados pelo Rio 2016. Esses especialistas seguirão um protocolo de conduta exigido pelo Comitê Organizador para as visitas, de forma a garantir a imparcialidade do processo de avaliação.

No Seminário de Orientação para instalações pré-selecionadas, realizado no dia 23 de maio, o Rio 2016 informou que haviam sido percebidas dificuldades no preenchimento dos formulários de inscrição e pré-seleção por algumas instalações interessadas. Devido ao ineditismo do processo e ao objetivo de proporcionar a oportunidade de participação ao maior número possível de instalações, o Comitê Organizador decidiu oferecer às que não forneceram todos os documentos ou informações requisitados a possibilidade de completar suas inscrições até 30 de maio e assistir a um segundo seminário.

Mais de 550 instalações esportivas finalizaram o cadastro até 30 de maio, das quais 364 enviaram formulários descritivos e serão avaliadas.

A etapa de avaliação termina em 11 de novembro e as instalações receberão os relatórios de avaliação até 25 de novembro. Todas as instalações cadastradas, entre elas os projetos a serem construídos e as instalações não visitadas, receberão um relatório com eventuais sugestões de adequações necessárias ao atendimento dos requisitos técnicos dos esportes Olímpicos e Paraolímpicos.

Em janeiro de 2012, assinarão Termo de Compromisso as instalações esportivas que tiverem cumprido as exigências do regulamento.  Essas instalações serão incluídas no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, uma publicação online a ser lançada durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 e apresentada a todos os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.

As instalações que não forem aprovadas nesse período ou que não puderam se cadastrar a tempo terão uma nova oportunidade a partir de agosto de 2012, quando serão avaliadas novas instalações para inclusão no Guia de Locais de Treinamento.