Rio 2016™ cadastra 172 Locais de Treinamento Pré-Jogos de 73 cidades do Brasil

O Diretor Agberto Guimarães apresenta os selecionados / Foto:  Sergio Huoliver/Rio 2016Rio de Janeiro - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ anunciou na terça-feira, dia 24 de janeiro, o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades, espalhadas por 18 estados das cinco regiões do país.

 

Essas instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. A lista completa das instalações está disponível em www.rio2016.com/treinamentoprejogos/documentos.

O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Rio 2016™. Seu objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.

A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificadas, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.

“É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações Olímpicas e Paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios”, disse o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

Por ser uma ferramenta online, o Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016™ poderá sofrer atualizações até 2016, permitindo a ampliação dos benefícios dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a novas instalações que não conseguiram cumprir todas as etapas do processo para cadastramento e seleção.

“Este projeto é fundamental para o legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ pois vai estimular a renovação do parque esportivo nacional, público e privado, por meio da construção ou reforma de instalações. Não há limite de locais a serem apresentados e nosso objetivo é incluir todos aqueles que consigam atender aos requerimentos da Federações Internacionais”, explicou o diretor de Esportes do Rio 2016™, Agberto Guimarães.

Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros proprietários de instalações foram estimulados a participar do processo. No fim, foram selecionadas 98 instalações públicas (sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais) e 74 de propriedade privada.

 O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ anunciou na terça-feira, dia 24 de janeiro, o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos