Rio 2016 apresenta progresso da organização a federações internacionais olímpicas

Carlos Arthur Nuzman apresenta o panorama do Rio 2016 à ASOIF/ Foto: Divulgação Rio de Janeiro - O Comitê Rio 2016 apresentou nesta segunda-feira, dia 4, um balanço da organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro à Assembleia Geral da Associação das Federações Internacionais Olímpicas de Verão (ASOIF, na sigla em inglês), realizada no Hotel Park Plaza Westminster Bridge, em Londres.

 O Presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, ofereceu um panorama das obras e projetos já em andamento, ressaltando o sucesso da apresentação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016; o lançamento do Plano Comercial e o anúncio dos primeiros patrocinadores nas categorias Serviços Financeiros e Seguros (Bradesco e Bradesco Seguros) e Serviços de Telecomunicações (Claro e Embratel); as obras já iniciadas da Vila Olímpica e Paraolímpica, do Porto Maravilha, dos BRTs da Transoeste e Transcarioca, e da linha 4 do metrô; a evolução do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP); e a confirmação da construção de 17 novos hotéis na cidade.

O Presidente do Rio 2016 destacou a importância de mostrar que o Rio está cumprindo os compromissos assumidos na candidatura. “Estamos absolutamente em dia com o cronograma do Comitê Olímpico Internacional, trabalhando em total colaboração com os Governos Federal, Estadual e Municipal e montando uma equipe de alta qualificação para organizar os Jogos. É gratificante poder apresentar este panorama para as Federações Internacionais e ver que todos reconhecem o nosso progresso”, explicou Nuzman.

Nuzman foi seguido do Diretor de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, que relatou as atividades recentes do seu departamento, como o relacionamento iniciado com as Federações Internacionais Olímpicas (incluindo uma visita de observação a uma etapa do Circuito Mundial de rugby sevens) e Comitês Organizadores dos Jogos Vancouver 2010 e Londres 2012, a abertura do Processo de Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos, e a finalização do briefing para o Parque Olímpico.

Agberto Guimarães enfatizou a necessidade de atualizar as Federações Internacionais Olímpicas sobre o passo a passo da organização. “As Federações estão entre os principais clientes do Comitê Organizador e, em especial, do Departamento de Esportes. São elas que determinam todas as especificações para que as competições esportivas dos Jogos atendam às necessidades dos atletas de ponta. Desenvolver um relacionamento contínuo com elas é fundamental para o sucesso do evento”, completou.

Ainda esta semana, o Comitê Rio 2016 apresenta o seu relatório de progresso durante a reunião da Diretoria Executiva do Comitê Olímpico Internacional, que acontece nesta terça e quarta-feiras, dias 5 e 6, também no Hotel Park Plaza Westminster Bridge, em Londres.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook