Rio 2016 apresenta pilares estratégicos a membros do COI em Durban

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, apresentou aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI)  os pilares estratégicos que sustentarão todo o trabalho de planejamento e organização dos Jogos / Foto: COI/R.Juilliart Durban - O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, apresentou aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira, dia 7 de julho, os pilares estratégicos que sustentarão todo o trabalho de planejamento e organização dos Jogos.

A apresentação aconteceu na 123ª Sessão do COI, a Assembléia Geral da entidade, em Durban, África do Sul, durante a exposição do relatório de progresso da preparação para os Jogos Rio 2016.

A equipe Rio 2016 na apresentação em Durban incluiu ainda o diretor geral Leonardo Gryner; o diretor executivo de Operações, Roderlei Generali; o diretor de Comunicação, Carlos Villanova; e o diretor de Esportes, Agberto Guimarães.

“Os últimos 12 meses testemunharam a conclusão da fase de construção dos alicerces dos nossos preparativos, inclusive a criação de uma estrutura de planejamento para os Jogos como um todo”, disse Nuzman. “Um dos principais resultados desta fase da construção dos alicerces foi a criação dos cinco pilares estratégicos dos Jogos de 2016.”

Os cinco pilares, que foram detalhados, cada um, por um curto vídeo ilustrativo, são:

Excelência Técnica
Celebrações Memoráveis
Imagem Global do Brasil
Transformação através do Esporte
Crescimento do Movimento Olímpico e Paraolímpico

Os pilares são o resultado de um trabalho de planejamento estratégico que começou com a tarefa de definir a visão dos Jogos, baseada nos conceitos básicos de paixão e transformação, e a missão de realizar essa visão, seguindo os valores essenciais de celebração, realização e participação.

Visão - A união de todos os brasileiros, realizando o maior evento esportivo do mundoe construindo com orgulho, através do Esporte, a promessa nacional de progresso.

Missão - Entregar Jogos excelentes, com celebrações memoráveis que irão promover a imagem global do Brasil, baseados em transformação sustentável através do esporte no âmbito social e urbano, contribuindo para o crescimento dos Movimentos Olímpico e Paraolímpico.

A apresentação também relatou os avanços alcançados na organização dos Jogos Rio 2016, como o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos, a montagem da equipe do Comitê Organizador, a indicação dos nomes que comandarão da Autoridade Pública Olímpica (APO) e o sucesso das estratégias comercial e de comunicação.

Nuzman ressaltou que há um “modelo de governança definido, que nos permite monitorar o progresso do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona uma estrutura para a solução de problemas.”

O apoio reiterado pela presidente Dilma Roussef e o progresso em ações importantes dos três níveis de governo também foram destacados. O presidente do Rio 2016 mostrou o estágio adiantado de obras e projetos como a linha 4 do Metrô; as linhas de BRT (o ônibus de trânsito rápido) Transoeste e Transcarioca; a Vila Olímpica e Paraolímpica; a revitalização da área do Porto; o Sambódromo; o Estádio do Maracanã; o concurso do Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico; e o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Todas essas ações comprovam os benefícios duradouros que os Jogos trarão para o Rio e o Brasil na áreas de segurança, capital humano e recursos empresariais, inclusão social, renovação urbana, responsabilidade ambiental, voluntariado, orgulho cultural e prática do esporte, de acordo com o Nuzman.

“Cerca de 700 dias já se passaram desde que nos foi dada a honra e a responsabilidade de receber os Jogos da trigésima-primeira Olimpíada. Estamos tão orgulhosos hoje quanto naquele momento. E, também posso garantir, continuamos firmemente determinados a cumprir as promessas feitas aos senhores, ao esporte e a milhões de jovens em todo o mundo”, concluiu.