Preparação do Time Brasil para o Rio 2016 será na Fortaleza de São João

O Time Brasil terá um local privativo para a preparação final dos atletas às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016  / Foto: Sérgio Huoliver/COBRio de Janeiro - O Time Brasil terá um local privativo para a preparação final dos atletas às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em solenidade realizada na quinta-feira, dia 1º, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro e o Exército Brasileiro assinaram um protocolo de intenções para fazer da Fortaleza de São João, na Urca, o centro de treinamento da delegação brasileira no período que antecederá a disputa do Rio 2016 e também durante os Jogos.

Estiveram presentes à solenidade o ministro do Esporte Aldo Rebelo; o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o Comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; e o Comandante do Centro de Capacitação Física do Exército, general Fernando Azevedo e Silva, além de outras autoridades e de atletas como Ana Luiza Ferrão (tiro esportivo), Yane Marques (pentatlo moderno), Barbara Leôncio (atletismo), Leandro Guilheiro (judô) e Gabriel Mangabeira (natação). "Hoje é um dia muito especial. É a concretização do desejo de fazer da Escola de Educação Física do Exército a base de treinamento brasileiro para os Jogos Rio 2016. Aqui será a casa do esporte olímpico brasileiro e a base de preparação do Time Brasil. As condições são extraordinárias. Estamos muito felizes com a assinatura desse convênio", afirmou Carlos Arthur Nuzman.

"Esse momento concretiza uma parceria de êxito entre o Exército Brasileiro e o esporte, que se iniciou com a conquista da medalha de ouro de Guilherme Paraense nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia, e demonstra a confiança e a certeza da capacidade do Exército na formação do atleta", explicou o general Enzo Martins Peri.

Para o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, o convênio entre COB e Exército ratifica a vocação de o Brasil se tornar de fato uma potência olímpica. "O Ministério do Esporte tem plena confiança nas instituições que dão suporte ao esporte no Brasil, como é o caso do COB e do Exército. Temos o compromisso do Governo e do Ministério do Esporte para celebrar outros acordos em prol do desenvolvimento do esporte brasileiro", garantiu o ministro.

A Fortaleza de São João dispõe de instalações esportivas de alto nível e de alojamentos que poderão ser utilizados pelos atletas. O local poderá servir para a preparação final de modalidades como natação, polo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado, atletismo, futebol, judô, taekwondo, lutas, basquete, handebol, vôlei, pentatlo moderno (com exceção do hipismo) e esgrima, entre outros. De acordo com o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, a Fortaleza de São João terá o mesmo papel em 2016 do que o Crystal Palace terá para Londres 2012.

"Assim como o Crystal Palace será de uso exclusivo do COB na fase que antecede os Jogos Olímpicos de Londres e também durante os Jogos, a Fortaleza de São João será a casa do Time Brasil na reta final de preparação e durante o Rio 2016. O lugar é fantástico e os atletas brasileiros terão privacidade e excelente estrutura para o treinamento final. Desde a conquista da sede olímpica, o COB e o Exército Brasileiro já vinham desenhando esse acordo, o que será fundamental para a preparação final dos nossos atletas para o Rio 2016", explicou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook