Finlandês é arma brasileira para Rio 2016

Logo Rio 2016 apresentado na virada do ano em Copacabana

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) conta com a consultoria do presidente da Associação Internacional de Centros Esportivos de Alta Performance, o finlandês Jukka Lahtinen, para auxiliar na estruturação do Centro de Treinamento Time Brasil.

 Jukka já está no Brasil, onde realiza um levantamento das necessidades do esporte olímpico brasileiro e traça um planejamento para a implantação do Centro de Treinamento, que nessa primeira etapa funcionará no Parque Aquático Maria Lenk e no Velódromo. Ex-atleta de salto triplo, o finlandês tem larga experiência em gerenciamento de Centros de Treinamento, com destaque para os cinco anos em que trabalhou no Centro de Treinamento de Sierra Nevada, na Espanha, e os dez em que comandou o Centro Olímpico de Treinamento da Finlândia.

"O esporte brasileiro tem enorme potencial de desenvolvimento e para isso é necessário criarmos estruturas de alto nível para o treinamento dos atletas. Temos muito trabalho pela frente, mas acredito haver condições de montarmos um dos melhores centros de treinamentos do mundo", destacou o finlandês.

Segundo Jukka, o Centro de Treinamento Time Brasil deve ser a base central para a preparação dos atletas de alto rendimento do país. "É preciso, porém, criarmos outros centros nas mais diversas regiões. O Brasil tem proporções continentais e deve expandir essa iniciativa para a detecção de talentos por todo o seu território. Neste momento, o Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo são os locais ideais para montarmos uma base de alto nível para concentrar o treinamento de equipes de alto rendimento", avaliou o finlandês.

O Centro de Treinamento Time Brasil utilizará as instalações já existentes e as que serão construídas na área do atual Autódromo do Rio de Janeiro, que ficarão como um dos legados esportivos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e se tornarão o futuro Centro Olímpico de Treinamento. A primeira unidade inaugurada foi o CT do Taekwondo, em dezembro de 2010. Ainda em 2011 serão inaugurados no Centro de Treinamento Time Brasil o Centro de Treinamento de Levantamento de Peso, o Laboratório Olímpico, a Sala de Força e Condicionamento e o Centro de Treinamento de Ginástica Artística, que será montado na Arena multiuso. Escolinhas e treinamento de ciclismo e patinação já estão sendo realizadas no Velódromo.

"Estamos investindo no aparelhamento de um Centro de Treinamento que servirá de referência para o esporte de alto rendimento em nosso país. Para isso, trouxemos um dos profissionais mais capacitados neste ramo para nos auxiliar a montar este CT, de forma a atender todas as necessidades dos atletas", afirmou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB. Nesta primeira fase de implantação, o CT Time Brasil atenderá modalidades como natação, natação sincronizada, saltos ornamentais, polo aquático, taekwondo, ginástica artística, levantamento de peso, ciclismo, boxe e patinação artística. O projeto é aperfeiçoar esse espaço para a implantação da primeira fase do Centro Olímpico de Treinamento, atendendo a diversas modalidades.


 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook