Conheça o processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos

Logo Rio 2016: As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação” / Foto: Foto: Ismar Ingber / Rio2016Rio de Janeiro - Vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras, a Tátil Design foi a responsável pelo desenvolvimento da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada no dia 31 de dezembro, no tradicional Réveillon da Praia de Copacabana.

Até o grande momento chegar, entretanto, muito trabalho coletivo, inspiração e transpiração marcaram a criação do inovador símbolo 3D. As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação”, fizeram parte do detalhado e exigente briefing entregue pela área de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de questões técnicas, a dimensão emocional estava presente no documento. O espírito de coletividade, de universalidade, de inovação e de projeção do Rio de Janeiro para o futuro deveria estar presente na marca.

A partir disso, a agência, que tem 20 anos de mercado e mais de 100 prêmios nacionais e internacionais conquistados, reuniu mais de 30 designers de seu cast para uma dinâmica inicial, onde os 12 pontos expostos pelo briefing deveriam ser trabalhados.

Foram buscadas referências em artistas, música, arquitetura, conceitos dos mais diversos matizes, linguagens visuais das mais variadas origens, até que, depois de muitos modelos criados e descartados, uma idéia viesse a consolidar todos os atributos que uma logomarca de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro requer. No fim, nasce “uma marca escultura para uma cidade escultura”, como define Fred Gelli, sócio-fundador e diretor de criação da Tátil.

Assista ao vídeo sobre o processo de criação da marca Rio 2016:
http://www.youtube.com/watch?v=H0db8nHMdlM

 

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