Comitê Olímpico Sueco intensifica planejamento para 2016 com visita ao Rio

Carlos Nuzman, Gunilla Lindberg e Stefan Lindeberg no Rio  / Foto: Divulgação Rio de Janeiro - O presidente do Comitê Olímpico Sueco, Stefan Lindeberg; a secretária-geral da entidade, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016™, Gunilla Lindberg; e os diretores de Esporte, Peter Reinebo e Glenn Östh, encerraram nesta terça-feira, dia 27 de setembro, uma visita de dois dias ao Rio de Janeiro para conhecerem o projeto e as instalações dos Jogos.

Na segunda-feira, dia 26, a delegação esteve na sede do Comitê Organizador Rio 2016™, onde conheceu a equipe que trabalha diretamente na organização dos Jogos e assistiu a uma apresentação feita pelo departamento de Esportes.

Na parte da tarde, o grupo visitou as instalações do Riocentro (local das provas de badminton, boxe, levantamento de peso e tênis de mesa),a área em que será construído o Parque Olímpico (onde ficarão as instalações de basquete,judô, lutas, handebol, hóquei sobre grama, tênis, ciclismo pista, saltos ornamentais, polo aquático, nado sincronizado e ginástica), o Estádio do Maracanã (instalação das Cerimônias de Abertura e Encerramento finais do futebol) e o Ginásio do Maracanãzinho (local das disputas do vôlei). A delegação passou ainda pela Praia de Copacabana (onde serão disputados a maratona aquática, o triatlo e o vôlei de praia).

Na terça-feira, dia 27, os integrantes do Comitê Olímpico Sueco visitaram pela manhã o Complexo Esportivo de Deodoro (instalação em que acontecerão as provas de hipismo, tiro esportivo, esgrima e pentatlo moderno), o Estádio Olímpico João Havelange (onde acontecerão as provas de atletismo) e o Sambódromo (local das provas de tiro com arco e da largada e chegada da maratona). Na parte da tarde, foi a vez de o grupo conhecer a Lagoa (sede das provas de canoagem velocidade e remo) e a Marina da Glória (base para a competição de vela).

O presidente do Comitê Olímpico Sueco, Stefan Lindeberg admitiu ter se encantado com o que viu no Rio de Janeiro: “Tivemos dois dias fantásticos aqui, percorrendo a cidade, conhecendo as diversas instalações, encontrando as pessoas que estão organizando tudo. É realmente inspirador estar aqui. Estamos ansiosos para voltar com nossos atletas. Nós amamos o Rio”.

Para Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, os dias ensolarados que a delegação sueca experimentou foram uma demonstração do clima que os países participantes dos Jogos encontrarão no Rio em agosto de 2016. Além disso, festejou a oportunidade de apresentar o projeto dos Jogos: “Por ser parte da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2016, Gunilla está totalmente familiarizada com nosso projeto, mas é sempre uma honra receber outros parceiros do Movimento Olímpico, como o Stefan e sua equipe. Tenho certeza de que todos saíram daqui satisfeitos”.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook