COI visita obras financiadas pelo governo federal no Rio

Logo Rio 2016 apresentado na virada do ano em Copacabana Rio de Janeiro - A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016, liderada pela marroquina Nawal El Moutawakel, conheceu na quarta-feira, dia  08 de Junho a Unidade de Tratamento do Rio (UTR) Arroio Fundo, que margeia a Vila Pan-Americana, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A unidade beneficia cerca de 300 mil moradores dos bairros do Anil, Rio das Pedras, Cidade de Deus e da própria Vila do Pan.

Legado dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a estação teve financiamento de R$ 10 milhões do Ministério do Esporte e foi construída em 2007 para melhorar as condições ambientais na região que abrigou as delegações dos 42 países que disputaram a competição. Durante o Pan, a UTR operou com 70% da capacidade. Entretanto, ao término dos Jogos Parapan-americanos daquele ano, a prefeitura paralisou as obras. Para que houvesse a conclusão da unidade, o Ministério das Cidades celebrou novo convênio com o município, pelo qual repassou R$ 10,7 milhões, e a obra foi retomada  em novembro de 2008. No total, o empreendimento custou R$ 26,1 milhões, sendo R$ 20,7 milhões do governo federal. A inauguração definitva aconteceu em dezembro de 2010.

O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que participa da programação do COI no Rio e liderou as negociações com a prefeitura na época do Pan, destacou o esforço do governo federal. “O governo brasileiro decidiu financiar a conclusão das obras não apenas para resguardar o bom uso dos recursos federais que já haviam sido aplicados na primeira etapa da UTR, mas para garantir à cidade os benefícios dessa estação de tratamento de grande importância ambiental na região. Uma parte significativa das instalações esportivas e não esportivas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será instalada nessa área.”

A unidade de tratamento drena uma bacia hidrográfica de 82 quilômetros. São beneficiados os rios Grande, Pequeno, da Estiva, Banca da Velha, Pechincha, Tinbida e Convoca. As obras atendem a moradores de Jacarepaguá, Anil, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila do Pan, na zona oeste da cidade. O equipamento pode tratar até 1,8 mil litros de esgoto por segundo, ou o equivalente a quase 15 mil caminhões-pipas de água por dia. “Isso significa 15 mil caminhões de poluição que chegavam às lagoas de Jacarepaguá e, consequentemente, às nossas praias”, resume o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, serão construídas outras quatro UTRs que vão melhorar a qualidade da água nos rios Anil, das Pedras, Pavuninha e Arroio Pavuna.

Corredor de ônibus - A Comissão do COI conheceu hoje outra obra com financiamento federal. Nawal e sua equipe visitaram o canteiro de obras do mergulhão da Avenida Ayrton Senna, por onde passará o corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Com financiamento de R$ 1,1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o corredor terá 39 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, passando por importantes bairros da zona norte e do subúrbio – como Madureira e Penha. Serão 45 estações, três terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, três mergulhões e dez viadutos, além da duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes. As obras foram iniciadas em março e a previsão de término é 2013. A Transcarioca será o primeiro corredor de transporte de alta capacidade no sentido transversal da cidade e atenderá a cerca de 400 mil passageiros por dia.

O COI visitou ainda o Estádio do Maracanã, o Sambódromo – que sediará competições de tiro com arco e a chegada da maratona dos Jogos de 2016 – e o Centro de Operações Rio. A visita termina nesta quinta-feira (09.06).

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