BMW Motorrad Brasil patrocina dupla de velejadores em campanha por Rio 2016

Marcos Ferrari e Priscila Rawlish em campanha olímpica / Foto: Fábio CeratiRio de Janeiro - A dupla Marcos Ferrari e Priscila Ralisch são os primeiros brasileiros a iniciar oficialmente uma campanha pela vaga em uma classe mista de multicascos, que está em processo de avaliação para estrear nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Como o novo barco ainda não foi anunciado, a dupla se manterá na disputa por uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 na classe Hobie Cat 16, hoje a mais importante classe multicasco no Brasil.

Com patrocínio da BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca, os velejadores disputarão os principais eventos nacionais e internacionais da categoria. O primeiro evento da temporada 2012 já definido é a 1ª etapa do Campeonato Paulista. Estão programados outros eventos, como o Campeonato Brasileiro, Sul Americano, Norte Americano e o principal campeonato de Vela da Europa, a Semana de Kiel, na Alemanha.

"Para a BMW Motorrad Brasil é muito gratificante poder patrocinar um esporte que apresenta tanta sinergia com o universo da nossa marca e das duas rodas. A Vela, além de ser um dos pilares esportivos da BMW em nível mundial (assim como o golfe e o automobilismo), é um esporte exclusivo que exalta o espírito de equipe, assim como o motociclista que geralmente anda em grupos. O contato com a natureza e o sentimento de liberdade que proporciona são outros dois pontos em comum com o nosso universo, portanto estamos bastante entusiasmados com a ideia de promover essa parceria com o esporte também no país.", afirma Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil.

O apoio da BMW na modalidade, segundo Marcos Ferrari, é importante para o crescimento da vela. Na edição dos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, o Brasil conquistou sete medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze. "Os velejadores brasileiros são talentosos e brigam de igual para igual com os estrangeiros. O patrocínio nos motiva muito para encarar este longo ciclo", relata.

A velejadora Priscila Ralisch também destaca o incentivo da divisão de motos da BMW: "Nós temos a capacidade, o conhecimento e garra para representar a vela brasileira. Só nos faltava a oportunidade, que se tornou real com o apoio da BMW Motorrad", comenta a atleta de 27 anos.

Marcos Ferrari explica ainda que, além das principais regatas do calendário oficial da Classe Hobie Cat 16 deste ano, a dupla irá participar de outras provas, inclusive as de longo percurso, a bordo de catamarãs, disputadas no Brasil. "São provas desafiadoras e que nos dão ritmo de regata em condições rigorosas, que normalmente não encontramos nos eventos tradicionais. Tudo isso ajuda na evolução técnica".

Os velejadores contarão com uma equipe multidisciplinar durante a campanha Pan-Americana, que inclui: diretor, técnico, coordenador de logística, nutricionista, preparador físico, supervisor e a assessoria de comunicação. O grupo de profissionais prestará todo o suporte necessário para que os velejadores tenham a possibilidade de se destacar nos eventos incluídos na programação, no Brasil e no exterior.

O Multicasco e os Jogos Olímpicos de 2016 - Em maio de 2011, a ISAF (Federação Internacional de Vela) anunciou as classes olímpicas que podem ser disputadas na vela nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Nesse grupo, seis já estão definidas: a classe Laser Standart no masculino e Laser Radial no feminino, o Finn, o 49er e o 470 para homens e mulheres.

As outras classes ou eventos ainda estão em avaliação. Na prancha, masculina ou feminina, disputam a indicação a atual RS:X e o kiteboard. Em outros dois eventos, skiff feminino e multicasco misto, as classes ainda não foram anunciadas.

Marcos Ferrari e Priscila Ralisch - Marcos Ferrari e Priscila Ralisch formam uma dupla entrosada, que mistura experiência e dedicação. Atletas na essência da palavra, os velejadores do Yacht Club de Santo Amaro projetam conquistar a vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015 na classe Hobie Cat 16.

Marcos fez parte da Equipe Olímpica Brasileira na classe 49er em dois ciclos. Fora da água, o atleta também é um divulgador da vela em emissoras de TV como ESPN Brasil. Priscila é formada em educação física e tem também o desejo de disputar uma Olimpíada.