Rocky Mountain Games abre temporada 2022 em grande estilo

Alexandre Gonçalves de Souza, campeão dos 42K   / Foto: Rosita Belinky / Rocky Mountain Games

Atibaia - O Banco Master Rocky Mountain Games abriu a temporada 2022 com força total. Tração sobre duas pernas e tração sobre quatro patas. O Canicross, modalidade na qual tutor e cachorro correm juntos, recebeu 56 duplas na manhã deste sábado (2), na Pedra Grande, em Atibaia.
 
Esse número representa um recorde de participação em São Paulo, estado com maior representatividade na modalidade. O maior festival de competições outdoor e cultura de montanha do Brasil prossegue neste domingo (3), com as disputas de Gravel (50km de pedal na terra e asfalto), Mountain Bike (25km e 50km), Downhill, corrida Uphill (4,5km) e Hike & Fly (trekking + parapente).
 
Os campeões do Canicross do Rocky Mountain Games 2022 são atletas e amigos. Treinam juntos provas de meio fundo e fundo na pista da cidade de São Bernardo, com o bicampeão pan-americano Adauto Domingues, mas têm histórias diferentes quando o assunto é corrida com cães. Matheus Oliveira é campeão sul-americano e top 8 no Mundial. July Ferreira traz na bagagem o tricampeonato brasileiro nos 800m e 1.500m e a medalha de bronze no sul-americano de atletismo. No Canicross, é iniciante. E começou com pé e pata direitos e título, após os 4,5km em Atibaia.
 
July correu com Emma, uma braco alemão de pelo curto de 19 meses, pela primeira vez no único treino antes do Banco Master Rocky Mountain Games e fez o tempo de 19min44. Foi o suficiente para uma estreia em grande estilo das duas. Humana e animal nunca haviam disputado uma competição na modalidade e o futuro promete. “Gostei bastante. Não foi fácil, pois o percurso foi desafiador e a Emma ainda é agitada. Mas acredito que o Canicross vai entrar de vez na minha vida esportiva”, afirmou a atleta, que retorna às atividades como atleta profissional após a gravidez. “Meu filho já tem um ano”, conta.
 
O responsável por trazer July para o Canicross diz que “aprendeu a andar com os cães e depois a correr com os cães”. Matheus Oliveira correu com Joseph, um greyster de 18 meses e conquistou a vitória no Rocky Mountain Games com o tempo de  14min47s, após bater na trave na primeira edição do evento. “Errei o percurso em 2019 e terminei em segundo. Estou bem feliz com a vitória aqui na Pedra Grande. O percurso foi bem técnico. Venho de uma família que cria cães há 40 anos e essa sempre foi minha paixão. Fui para o atletismo para melhorar minha técnica de corrida e evoluir no Canicross”, conta.
 
O Banco Master Rocky Mountain Games marcou a primeira etapa da Copa ABCAES, que terá cinco provas e valerá como um embrião para a criação de um futuro Campeonato Brasileiro de Canicross. “O evento foi muito bem organizado aqui em Atibaia. Acredito que nossa modalidade subiu um degrau depois dessa competição”, afirmou Armando Farias de Albuquerque Jr., diretor responsável por eventos na Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES).
 
Desafio das Serras Trail Run - Além da competição de Canicross, o Desafio das Serras Trail Run colocou à prova a resistência dos atletas em trilhas técnicas e com altimetria de respeito. Os vencedores do 42K, Alexandre Gonçalves de Souza (4h42min27s) e Alceni Borge da Costa (6h28min13s, primeiro grupo a largar às 7h da manhã do sábado (2), fizeram coro ao elogiar o alto nível da organização e do percurso no Parque da Pedra Grande.
 
“Foi uma prova dura, terreno técnico e muita subida, do jeito que uma prova de montanha deve ser. A demarcação estava impecável - não tinha como se perder em nenhuma distância – a hidratação perfeita, uma prova sensacional”, resumiu o campeão Alexandre.
 
Demais vencedores do Trail Run:
 
21k
- Douglas Gouvea da Silva - 2h01min13s
- Giovanna Costa Martins - 2h39min57s
 
12K
- Robson Cesar - 1h33min19s
- Juliana Gomes Juca - 1h49min18s
 
6K
- Joanderson Nascimento Dias - 25min54s
- Tatiana Forghieri - 48min35s 
 
Veja Também: