Recordes e busca por índice olímpico em Uberlândia

Giomar Pereira, tetracampeão brasileiro, correrá em Uberlândia / Foto: Luiz Doro / adorofotoUberlândia - Uberlândia vai se transformar na capital brasileira do atletismo a partir deste sábado (12/5), com a primeira prova noturna do Circuito de Corridas CAIXA. A cidade, que também receberá o GP Internacional CAIXA/SESI de atletismo, no domingo, verá uma disputa acirrada envolvendo os líderes do ranking brasileiro de corridas de rua, José Márcio Leão e Roselaine de Souza Silva, e fundistas que buscam o índice para os Jogos de Londres/2012, como Giovani dos Santos, medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara/2011. Com um número recorde de 60 atletas de elite e total de 1.700 competidores, 20% a mais do que em 2011, a corrida terá largada às 18 horas, no Parque do Sabiá, com percursos de 5 km e 10 km.

 

A fase é de preparação para os Jogos de Londres, em julho, e muitos fundistas terão na segunda etapa do Circuito CAIXA uma ferramenta importante para ganhar velocidade e conquistar o índice olímpico. Entre os 60 corredores confirmados, um dos destaques é Giovani dos Santos, medalha de bronze nos 10.000 m do Pan-Americano de Guadalajara. Já na disputa feminina, Sueli Pereira quer retomar o desempenho que a destacou como brasileira mais rápida do Circuito em 2011, com recorde em duas etapas.

 

Força mineira - José Márcio Leão (73 pontos) e Roselaine de Souza Silva (59 pontos) terão de defender a liderança do ranking diante de dos pelotões de elite masculino e feminino, que chega a Uberlândia com fundistas muito próximos entre si nos primeiros lugares da classificação geral. Jovens apostas do Cruzeiro, tradicional equipe mineira de atletismo, os dois terão a companhia de outros 10 atletas do clube, para defender o Estado no pódio.

Um dos favoritos da equipe mineira é Giomar Pereira, tetracampeão brasileiro e grande vencedor do Circuito CAIXA, com 20 títulos e dois recordes na competição. Vice-líder do ranking, com 61 pontos, o baiano de Jacobina também foi o primeiro a vencer a prova de Uberlândia, em 2008. O Cruzeiro terá ainda Valdir Oliveira, líder do ranking em 2010 e atualmente o sétimo colocado, com 29 pontos.


Retorno em grande estilo - Maior campeã da história do Circuito CAIXA, com sete vitórias, a alagoana Marily dos Santos volta à competição para a etapa noturna de Uberlândia, neste sábado, trazendo na bagagem o título da Maratona de Pádua. Marily fez na Itália diminuiu em quase sete minutos o melhor tempo de sua carreira na distância, marcando 2h31min55, e agora busca a superação também nos 10 km.

Vice-líder do ranking brasileiro, com 58 pontos, a fundista terá como adversárias outras atletas veteranas, que buscam os primeiros lugares na classificação geral. Entre elas estão Maria Zeferina Baldaia (3ª, com 52 pontos), campeã da São Silvestre/2001 e da Maratona de São Paulo/2008 e Conceição Oliveira (4ª, 51 pontos), tricampeã brasileira.

Como nos anos anteriores, os africanos devem dar trabalho aos brasileiros, impondo um ritmo muito forte à corrida. Quatro atletas do Quênia estão na disputa deste sábado: Joseph Kachapin Aperumoi , Kiprotich Jacob Kemboi, Jacklyne Chemwek e Tecla Chebet .


Aumento da premiação - Além de ser a primeira corrida noturna do Circuito CAIXA, a etapa de Uberlândia terá outras novidades para os mineiros. Nesta temporada, quem bater os recordes de Joseph Kibiwott Ngetich (29min31, de 2009) e Eunice Kirwa (33min30, de 2011) receberá um prêmio extra de R$1.500,00. Já os amadores poderão competir numa nova categoria, a de Corrida de Dupla, exclusiva para os 5 km. Nesta categoria, os atletas de cada dupla largam juntos e somam seus tempos ao final da prova. Vence a dupla com o menor tempo combinado.


Vice-presidente - Nelson Prudêncio, um dos heróis do atletismo brasileiro, será o padrinho da etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA, neste sábado. O ex-saltador dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. O programa é uma iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. Hoje vice-presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), Nelson Prudêncio se destacou como um dos principais atletas brasileiros do salto triplo, com medalha de prata na Olimpíada do México/1968 e o bronze na Olimpíada de Munique/1972.