Equipe do Cruzeiro quer quebrar hegemonia estrangeira na 10K Rio

Valdir Oliveira no pelotão de elite (segundo esq.p/dir.) / Foto: DivulgaçãoSão Paulo (SP) - A 10K Rio - Corrida Pan-Americana deste ano reservará grandes emoções e a esperança de bons resultados para os brasileiros. O Cruzeiro, a melhor equipe de atletismo do país, escalou alguns dos seus melhores fundistas para quebrar a hegemonia estrangeira da prova que será realizada neste domingo, com largada e chegada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Os destaques do time são Valdir Oliveira, campeão antecipado do Ranking Nacional CAIXA/CBAt em 2010, Giomar Pereira da Silva, segundo colocado no Ranking desta temporada, e Franck Caldeira, campeão na 10K Rio, em 2006. Eles terão ajuda de Luis Paulo da Silva Antunes, Marcos Alexandre Elias e José Marcio Leão da Silva.

Do grupo, dois são favoritos para o título. Valdir Oliveira, de 25 anos, está em excelente forma, tanto que fez pódio em 27 das 33 provas que disputou em 2010 (29 de 10K e 4 meias-maratonas). "Quero garantir o pódio para manter a regularidade na temporada, que está excelente. Não esperava que fosse campeão do Ranking com tanta antecedência e isso é fruto de muito treino e trabalho junto com a minha equipe", explica Valdir Oliveira.

Giomar é tricampeão do Ranking Nacional (2006, 2008 e 2009). Nesta temporada está em segundo lugar e quer consolidar a posição, porque não poderá mais alcançar seu companheiro de equipe, Valdir de Oliveira. Ele tem 216 pontos contra 316 de Valdir, mas está 15 pontos à frente do terceiro colocado, Luís Paulo Antunes, e 20 de José do Nascimento. "A briga pelo segundo lugar está acirrada. Por isso, preciso de um bom resultado na 10K Rio para me garantir", lembrou o baiano Giomar.

O experiente Franck Caldeira vai correr no Rio para adquirir ritmo para provas mais curtas, pois venceu uma maratona, no dia 15, em Recife, e agora quer buscar o tetracampeonato na Volta da Pampulha. "Estou focado na Pampulha, onde quero muito ganhar novamente, e a 10K Rio vai me ajudar a ficar mais rápido, pois estava treinando para a Maratona Maurício de Nassau, que ganhei com 2h21min36s", contou Franck.

O técnico do time cruzeirense, Alexandre Minardi, está otimista com seu grupo. "É muito importante para o Cruzeiro ter seis atletas na disputa da competição no Rio de Janeiro. Procuro colocar meus atletas em todas as competições de alto nível. Espero que eles façam uma ótima prova", explicou.

Nas cinco primeiras edições da prova, o Brasil conseguiu vencer com Franck Caldeira em 2006 e com Gladson Barbosa, em 2007, no masculino. No feminino, a única vitória brasileira foi obtida por Márcia Narloch, em 2006.

Inscrições continuam abertas - As inscrições para participar da prova, com percurso de 5 e 10 K, continuam abertas até o dia 24, ao preço de R$ 45,00. Os interessados devem acessar o site www.10krio.com.br.

A sexta edição da 10K Rio Corrida Pan-Americana terá início a partir das 7h30 com os cadeirantes, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. As provas serão disputadas num circuito de cinco quilômetros.