Edielza Alves busca pódio na 10K Rio - Corrida Pan-Americana

Largada feminina da edição 2009 na 10K Rio / Foto: Sérgio Shibuya/ZDLSão Paulo (SP) - Líder do ranking brasileiro de corredores de rua em 2010, a baiana Edielza Alves quer manter a regularidade com um bom resultado na sexta edição da 10K Rio - Corrida Pan-Americana, que será realizada no dia 28 de novembro, com largada e chegada no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).

"Quero ficar entre as primeiras desta importante prova. Preciso manter a regularidade de toda a temporada para manter a liderança do ranking", contou Edielza, que soma 343 pontos no ranking nacional, contra 265 de Conceição Maria de Carvalho, segunda colocada. Além da 10K Rio, outras três provas valerão pontos para o ranking: etapa de Brasília do Circuito de Corridas da Caixa, Volta da Pampulha e Corrida de São Silvestre.

Na 10K Rio do ano passado, as africanas dominaram o pódio. Maurine Jelagat, do Quênia, conquistou o primeiro lugar com 34min33seg, seguida pela também queniana Eunice Kirwa (34min38seg). A brasileira Zenaide Vieira terminou em terceiro (34min57seg).

"Ano passado tive algumas contusões que me atrapalharam. Esta temporada está excelente. Já corri 22 provas, sempre com bons resultados", afirmou a baiana. Entre os principais resultados de Edielza em 2009 estão o segundo lugar na Corrida Sargento Gonzaguinha e a quarta posição na Maratona Internacional de São Paulo. Este ano, Edielza fez ótimos resultados em provas de 10 K : venceu duas etapas do Circuito da Caixa, em Campo Grande e em São Paulo e fez pódio em várias etapas.

Inscrições prorrogadas até o dia 24 - O encerramento das inscrições para participar da prova carioca, de 5K e 10k, foi prorrogado para o dia 24, ao preço de R$ 45,00. Os interessados devem acessar o site www.10krio.com.br.

Os atletas receberão um kit especial Caixa, contendo isotônico Gatorade, barra de cereais da Montevérgine, energético em gel Gu, Café Três Corações e camiseta Fila. Os esportistas também serão presenteados, após a prova, com uma foto e vídeo do momento da chegada.

No local da largada, as mulheres terão a disposição um espaço exclusivo dedicado a elas, o Espaço Mulher. Já as equipes usarão um espaço reservado para a preparação dos atletas, onde também terá o sorteio de pacotes para Maratona de São Paulo e São Silvestre.

As largadas começam a partir das 7h30 com os cadeirantes e handcycles, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. As provas serão disputadas num circuito de cinco quilômetros.