Dobradinha queniana na Volta da Pampulha

Barnabas Kiplagat venceu entre os homens após chegada emocionante na Volta da Pampulha 2010 / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLBelo Horizonte (MG) - Barnabas Kiplagat e Bornes Jepkirui, do Quênia, venceram a 12ª edição da Volta da Pampulha, na manhã de domingo, dia 05 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). Agora são três anos seguidos com vitórias africanas tanto no masculino quanto no feminino. Edielza Alves Guimarães e Damião Ancelmo de Souza levaram o Brasil à segunda e terceira posições, respectivamente. A prova teve 12.500 inscritos, que fizeram a festa nos 17,8 quilômetros do belo percurso, no contorno da Lagoa da Pampullha.

A Elite Masculina largou com 49 atletas, sendo 44 brasileiros dispostos a retomar o título. João Ferreira de Lima, o João da Bota, atleta do Cruzeiro, começou com forte ritmo, mas não conseguiu manter a ponta por muito tempo. O pelotão principal seguiu compacto, com algumas tentativas de fuga. Giovani dos Santos tentou escapar com 6,5 quilômetros, mas Barnabas e Mark Korir, também do Quênia logo se juntaram ao atleta da equipe Pé de Vento, de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Um companheiro de equipe de Giovani, Damião Ancelmo de Souza, assumiu a ponta a 800 metros da chegada. Nesta hora prevaleceu o maior preparo dos quenianos da equipe Fila. Num sprint final muito forte, Barnabas e Mark passaram Damião e ficaram com as duas primeiras posições.

"A corrida foi cansativa, mas estou me sentindo bem. Estamos acostumados com temperaturas altas e nos adaptamos bem. Estou muito feliz com este resultado", afirmou Barnabas, que completou a prova em 54min08seg, seguido por Mark Korir, campeão da 10K Rio - Corrida Pan Americana, no último domingo, no Rio de Janeiro.

Melhor brasileiro da prova, Damião, da equipe Pé de Vento, festejou sua atuação. "Fiz o meu máximo, mas fui surpreendido pelo sprint dos quenianos. Esperava um resultado melhor, mas estou satisfeito", disse o corredor, que teve a melhor temporada de sua carreira, com 11 vitórias e seis pódios nas 17 provas que disputou. "Foi meu melhor ano e quero fechá-lo com um pódio na São Silvestre", continuou o alagoano de Paulo Jacinto.

Damião trabalhava na roça em sua cidade natal e só começou a correr com 23 anos. "Comecei tarde porque morava na zona rural e trabalha na roça, arrancando toco", conta. Sete temporadas depois, pretende disputar os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. "Vou tentar me classificar para as provas de 5 ou 10k ou até mesmo na maratona. O maior sonho da minha vida é dar alegria ao povo brasileiro e ser reconhecido pelo meu trabalho", concluiu.

Bornes vence entre as mulheres e Edielza comemora segundo lugar - Um total de 22 mulheres largou, com temperatura de 25 graus, às 8h55. Bornes permaneceu no pelotão dianteiro desde o início e, a partir do km 9, escapou ao lado da compatriota Maurine Jelagat, com Edielza na terceira posição.

A queniana controlou a vantagem até o final e venceu com 1h05min12seg, 47 segundos à frente de Edielza. Maurine, Tatiele Roberta de Carvalho e Conceição de Maria Carvalho completaram o pódio. "Esta é minha primeira temporada no Brasil e estou muito contente com o resultado. Apesar do tempo quente e abafado, consegui uma boa vitória", contou a queniana da equipe Fila, vice-campeã da 10K Rio, atrás da brasileira Cruz Nonata.

Edielza, corredora da Sejelp/Pinda, comemorou seu desempenho. "Foi uma prova muito cansativa e só com bom ritmo consegui chegar nesta posição" falou a campeã do ranking nacional Caixa/CBAt de corredores de rua, título conquistado três provas antes do final.

"Mantive a minha regularidade e este resultado foi para coroar a temporada, uma das melhores da minha carreira", enfatizou a atleta de 30 anos, de Lençóis (BA), e que mora e treina em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

A atleta disputou 25 provas, pontuou em 16 e agora quer buscar o pódio na Corrida de São Silvestre, que será realizada no dia 31 de dezembro, em São Paulo (SP). "Quero fechar o ano com chave de ouro", completou.

A 12ª edição da Volta da Pampulha confirmou a condição de uma das corridas mais importantes do calendário nacional. "A prova está crescendo e, a cada ano, atrai mais corredores de todo o Brasil pela beleza do percurso e o desafio de vencer os 17,8 quilômetros do entorno da Lagoa. É uma grande festa da qualidade de vida", explicou Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, empresa organizadora do evento.

Resultados

Masculino

1- Barnabas Kiplagat Kosgei (Fila/Quênia) - 54min08seg
2- Mark Korir (Fila/Quênia) - 54min10seg
3- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento/Grancursos) - 54min14seg
4- Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 54min15seg
5- Paulo Roberto Almeida Paula (Coopatos) - 54min16seg
6- Mathew Kiptoo Cheboi (Fila/Quênia) - 54min17seg
7- Franck Caldeira (Cruzeiro) - 54min20seg
8- João Ferreira Lima, o "João da Bota" (Cruzeiro) - 54min42s
9- Endale Mekonnen Tekileab (Fila/Etiópia) - 54min44s
10- Marco Joseph (Fila/Tanzânia) - 55min07seg

Feminino
1- Bornes Jepkirui Kitur (Fila/Quênia) - 1h05min12seg
2- Edielza Alves Guimarães (Sejelp/Pindamonhangaba) - 1h05min59s
3- Maurine Jelagat Kipchumba (Luasa/Quênia) - 1h06min19seg
4- Tatiele Roberta de Carvalho (Sicredi) - 1h06min35seg
5- Conceição de Maria Carvalho (FindYourSelf/CAIXA) - 1h06min45seg
6- Joziane da Silva Cardoso (Cruzeiro) - 1h07min35seg
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Mizuno) - 1h08min30seg
8- Antonio Bernadete Lins da Silva (Centiser/CAIXA) - 1h10min02seg
9- Adriana Rosa Pereira (Cruzeiro) - 1h10min35seg
10- Elizabeth Esteves de Souza (FindYourSelf/CAIXA) - 1h10min46seg

Cadeirantes

Masculino

1- Carlos Neves de Souza (ADD/Fila) - 50min03seg
2- Jaciel Antonio Paulino (ADD/Fila) - 50min04seg
3- Evandro Batista de Souza (ADD/Fila) - 1h10min33seg

Feminino
1- Angelina Nascimento da Silva (ADD) - 1h376min27seg

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook