Damião Ancelmo busca primeiro título na 10K Rio

Em 2009, Damião Ancelmo foi o melhor brasileiro nos 10k RJ, terminando na quarta colocação / Foto: Sérgio Shibuya/ZDLSão Paulo (SP) - O alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 31 anos, do clube Pé de Vento (Petrópolis - RJ), é um dos destaques brasileiros da 10K Rio - Corrida Pan-Americana, que será realizada no dia 28 de novembro, em frente ao Monumento aos Expedicionários da Segunda Grande Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).

Em 2009, Damião foi o melhor brasileiro da prova, terminando na quarta posição, com 30min10s. Os três primeiros foram os africanos Martin Tule (Tanzânia) em primeiro, Emmanuel Bett (Quênia) em segundo e Joshua Quemei (Quênia) em terceiro.

Atualmente o atleta ocupa a 10ª posição no Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, com 86 pontos, e espera surpreender no Rio. "Disputei 15 provas em 2010 e venci 11. Estou muito focado e confiante de que tenho condições de faturar um bom resultado na corrida", antecipou.

Outro fator que pode ajudar é o período de treinamentos em Campos do Jordão (SP). "Atualmente ele está treinando forte, na altitude de 1.600m. É um trabalho muito importante de resistência que deverá ajudá-lo durante a corrida", explicou o técnico do atleta, Henrique Viana.

Entre os principais resultados na carreira de Damião, está o primeiro lugar na Meia Maratona Internacional de São Paulo (1h05min18), em 2009. Este ano, conquistou o título do Campeonato Sul-Americano dos 10.000m, no Chile. Ele também se destacou no Campeonato Mundial de Meia Maratona, realizado em Nanning, na China, com a 17ª posição. Foi a sexta melhor colocação de um brasileiro na história da prova.

A 10K Rio - Corrida Pan-Americana teve início em 2005. O Brasil conseguiu vencer com Franck Caldeira em 2006 e com Gladson Barbosa, em 2007, no masculino. No feminino, a única vitória brasileira foi obtida por Márcia Narloch, em 2006.

Inscrições continuam abertas - As inscrições para participar da prova, com percurso de 5 e 10 K, continuam abertas até o dia 22, ao preço de R$ 45,00. Os interessados devem acessar o site www.10krio.com.br

As largadas começam a partir das 7h30 com os cadeirantes e handcycles, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. As provas serão disputadas num circuito de cinco quilômetros.