Crianças fazem a festa na Maratoninha de São Paulo

Tergat e Marily com as crianças / Foto:  Sergio Shibuya / ZDLSão Paulo - A pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, no complexo esportivo do Ibirapuera, foi palco da terceira edição da Maratoninha de São Paulo, neste domingo de sol e temperatura amena em São Paulo. A criançada se divertiu e fez uma grande festa no evento que teve dois padrinhos especiais : o queniano Paul Tergat, pentacampeão da São Silvestre, e corredora alagoana Marily dos Santos.

Paul Tergat chegou a São Paulo no sábado e seu primeiro compromisso foi a Maratoninha. Ele cumprirá uma extensa agenda até domingo, para promover a Maratona de São Paulo.

"É um prazer incentivar provas como essa. No Quênia temos um trabalho forte com as crianças e por isso conquistamos tantos resultados internacionais. Me sinto muito bem no Brasil, que é minha segunda casa. O esporte é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todos", afirmou Tergat, que fez aquecimento e correu junto com a garotada, tirou fotos, deu autógrafos e distribuiu sorrisos. O ex-atleta foi nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU) "Embaixador contra a Fome" do Programa Mundial de Alimentos (PMA), programa que também o beneficiou na infância pobre no Quênia.

Caíque Costa Souza, de 10 anos, foi uma das crianças que tirou foto com o queniano e ficou satisfeito. "Gostei de tirar a foto com ele", falou o atleta mirim, que já disputou a São Silvestrinha e mostrava orgulhoso sua medalha.

Antes de brigar pelo pódio no domingo (19) na Maratona de São Paulo, Marily falou sobre a Maratoninha. "É um prazer estar aqui e ver toda esta festa. Estou livre, leve e solta para brigar pelo pódio da Maratona. Agora melhor ainda ao lado desta criançada", contou a atleta que realizou a preparação na altitude de Campos do Jordão (SP), nas últimas duas semanas.

Quem também prestigiou o evento foi o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jorge Pagura, que fez questão de tirar fotos com Paul Tergat.

Diversão e alegria na pista - Dentro da pista, as crianças correram e se divertiram. Os primos Jonathan, Bianca e Sabrina, de seis anos, chamavam a atenção antes das primeiras provas. Eles chegaram com o rosto pintado de coelho e borboleta.

Todos os presentes puderam brincar com os animadores - com malabares, perna de pau, entre outros -, além de desfrutar das barracas de pipoca, algodão doce e ganhar bixigas.

As provas começaram com crianças de seis anos, que correram 60 metros, e seguiram na ordem crescente de idade até os mais velhos, de 15 anos. Todos os participantes receberam medalhas e apenas as categorias 14 e 15, masculino e feminino, foram premiadas no pódio.

A campeã dos 14 anos, Paloma de Oliveira, não teve adversárias. Saiu e chegou bem na frente, completando os 400 metros com tranquilidade. Ela corre desde os oito anos, orientada pelo pai, que também é corredor. Mas gosta mesmo é de futebol, tanto que joga de atacante no Embu e no Pequeninos do Jóquei. "Se não for jogadora, quero ser corredora. E pretendo estudar educação física", explicou logo depois da vitória.

Destaque entre os corredores de 15 anos, Lucas Farias Arantes, de Botucatu, liderou de ponta a ponta e mostrou levar jeito para o atletismo. "Saí muito forte e quase fui alcançado no final, porque senti um pouco de cansaço. Mas ainda deu para garantir o primeiro lugar", disse o jovem atleta de Botucatu, que treina com o corredor profissional Marildo Barduco.

"Ele tem muita coragem e é um dos candidatos a ser atleta profissional", destacou o Barduco, que coordena o projeto social da Associação Atlética Botucauense de Atletismo, com 100 crianças carentes, que conta com o apoio da Montevérgine e Prefeitura de Botucatu.

Maratona de São Paulo reúne 21 mil participantes dia 19 - No domingo, dia 19, as ruas da capital paulista recebem 21 mil participantes para a 17ª edição da Maratona de São Paulo. A organização aproveitou a Maratoninha para divulgar a maior e melhor corrida do gênero no Brasil. Montou um estande na entrada da pista de atletismo e distribuiu panfletos e brindes da Maratona de São Paulo.

Resultados

14 anos - Feminino (400 metros)

1 - Paloma de Oliveira - 1min11
2 - Luana Carla Gutierrez - 1min19
3 - Andresa Naiara de Paula - 1min23

14 anos - Masculino (400 metros)
1 - Yuri Valentino Machado - 1min05
2 - Kemuel Aparecido de Moraes - 1min10
3 - Pedro Casarini Mendes - 1min13

15 anos - Feminino (600 metros)
1 - Samira de Freitas Silva - 1min55
2 - Nayara Santos Silva - 2min03
3 - Valéria Almeida de Souza - 2min20

15 anos - Masculino (600 metros)
1 - Lucas Farias Arantes - 1min43
2 - Lucas Gabriel Moraes Reis - 1min45
3 - Leonardo de Melo - 1min51