Crianças e jovens atletas fazem a festa da São Silvestrinha 2010

Jovens de 15 anos dão a partida na São Silvestrinha / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo (SP) - Crianças e jovens atletas fizeram a festa nesta segunda-feira na 17ª edição da São Silvestrinha, na pista Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP).

Enquanto a maioria participou para brincar e descobrir a aptidão para o atletismo, outra parte brigou por um lugar no pódio da versão infanto-juvenil da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que será na próxima sexta-feira.

Participaram do evento, que reuniu crianças de 6 a 15 anos em diversas baterias, representantes de estados como Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e de cidades de São Paulo como Araraquara, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas, Carapicuíba, Embu das Artes, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itu, Lins, Osasco, Barueri, Santa Bárbara do Oeste, São José dos Campos, Taboão da Serra, Valinhos, Várzea Paulista, entre outras.

Nas competições que envolveram a nova geração do atletismo brasileiro ocorreram uma vitória paulista, uma paraense e duas paranaenses. Na categoria Masculina 15 anos, quem brilhou foi o paulistano Robson Muniz do Carmo, do núcleo Joerg Bruder, do projeto Atletismo em Ação. Ele completou os 400 metros da prova em 52seg45 e superou Matheus Leandro Rodrigues (São Caetano do Sul) e Lucas Felipe Piveta (Seme - Santa Bárbara do Oeste).

"Treinei muito no núcleo Jorge Bruder do Atletismo em Ação, onde estou há sete anos, e fui recompensado", explicou o vencedor. O núcleo Joerg Bruder, em Santo Amaro, levou mais 21 meninos e meninas para esta edição da São Silvestrinha, entre os melhores que praticam atletismo sob a coordenação da medalhista pan-americana Esmeralda de Jesus.

Na categoria Feminina 15 anos, a vitória ficou com a paraense Jaciara Felix Marques (Brasil Vale Ouro). Ela percorreu os 400m em 1min00s38 e deixou para trás sua companheira de equipe Rosilane Cavalcante da Silva e Daniela Marcar Teixeira (ADC Estrela - Centro de Excelência). "Foi emocionante vencer a São Silvestrinha pela segunda vez. Ainda não estou acreditando", afirmou a atleta da cidade de Tucumã, que no ano passado ganhou na categoria 14 anos.

Tanto Jaciara quanto Rosilane fazem parte de um projeto desenvolvido pela Fundação Vale, da Companhia Vale do Rio Doce, que trouxe 25 atletas do Rio de Janeiro e do Pará para competir em São Paulo. "Trouxemos os melhores dos dois núcleos", avisou Jorge Silva, professor do programa.

Entre os jovens de 14 anos, quem subiu ao degrau mais alto do pódio foi Marcello Augusto Marques, da secretaria de Esportes de Apucarana (PR). Ele fez o tempo de 50s69 e ficou à frente de Isac Arcanjo dos Santos (GR Barueri) e de Igor Viana Jerônimo (Atletismo em Ação - Araraquara). "Fiquei surpreso, pois estou acostumado com provas de meio-fundo (880m e 1.500m) e foi a primeira vez que corri os 400m", declarou o paranaense.

A também jovem atleta do Paraná Nicolle Nascimento Ansay comemorou muito a vitória na categoria Feminina 14 anos. Com o tempo de 1min02s95, a curitibana foi melhor que Andrielly de Oliveira (2ª) e Leila da Silva Weber (3ª). "Já competi quatro vezes na São Silvestrinha e esta foi minha segunda vitória. Ela me deixa mais animada para alcançar meu sonho de ser atleta profissional", disse.

Garotada corre brincando - Não foram só os jovens que pensam um dia em se tornar ídolos do atletismo nacional que fizeram a festa na pista do COTP. Meninos e meninos a partir de seis anos também puderam correr em uma das pistas mais modernas do País e onde treinam estrelas do atletismo, como Maurren Maggi, campeã olímpica em Pequim-2008 no salto em distância.

Um dos mirins que mais chamou a atenção foi o paulistano Leonardo Santos Lopes, 8 anos, vencedor de sua série de baterias, com direito a aceno para a torcida, no mesmo estilo de Usain Bolt, recordista mundial dos 100m e 200m. "Tirei um barato porque sou muito rápido", afirmou o garoto do bairro paulistano de São Francisco, com a mesma modéstia do velocista jamaicano.

Balanço positivo - Júlio Deodoro, superintendente da Gazetaesportiva.net e criador da São Silvestrinha chegou a ficar emocionado quando viu a quantidade de crianças competindo e a arquibancada do COTP lotada. "É um orgulho grande saber que aquela semente que plantamos em 1994 rendeu frutos. É gratificante ver a criançada praticando o esporte", comentou.

O presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), José Antônio Martins Fernandes, o Toninho, contou que iniciativas como a São Silvestrina são fundamentais para o desenvolvimento do atletismo nacional. E enfatizou também a participação das crianças e de suas famílias no evento. "Mais importante do que resultados é a confraternização, a presença dos pais, a interação e a motivação de toda essa criançada", avaliou o dirigente.

Resultados

Masculino - 15 anos (400 metros)
1- Robson Muniz do Carmo (Atletismo em Ação - Joerg Bruder)
2- Matheus Leandro Rodrigues (São Caetano do Sul)
3- Lucas Felipe Piveta (Seme - Santa Bárbara do Oeste)

Feminino - 15 anos (600 metros)
1- Jaciara Félix Marques (Brasil Vale Ouro)
2- Rosilane Cavalcante da Silva (Brasil Vale Ouro)
3- Daniela Marcal Teixeira (ADC Estrela/Guarulhos/Centro de Excelência)

Masculino - 14 anos (400 metros)
1- Marcello Augusto Marques (Secretaria de Esportes de Apucarana)
2- Isac Arcanjo dos Anjos (GR Barueri)
3- Igor Viana Jerônimo (Atletismo em Ação - Araraquara)

Feminino - 14 anos (400 metros)
1- Nicole Nascimento Ansay (Via do Atleta)
2- Andryelly de Oliveira (Vitasay)
3- Leila da Silva Weber (Brasnorte)