Corrida Cidade de Araquari bate recorde de inscritos

Corrida Cidade de Araquari bate recorde de inscritos / Foto: Carolina SpricigoCorrida Cidade de Araquari bate recorde de inscritos / Foto: Carolina Spricigo

Araquari - A previsão para este domingo de manhã (28) era de chuva desde cedo. Mas o dia amanheceu seco e abafado. E neste clima que foi realizada a 20ª edição da Corrida Rústica e Caminhada Cidade de Araquari. A prova, que neste ano teve novo percurso, totalmente pavimentado - o que proporcionou a inclusão de cadeirantes -, contou com a participação de 530 atletas. 
 
Os participantes optaram por percorrer 5k, 10k de corrida ou 5k de caminhada. “Essa foi a maior prova de todos os tempos para a cidade. A cada ano trazemos mais novidades para que o evento cresça e seja reconhecido pela qualidade da organização”, diz Sanderlei Luís da Conceição, professor de educação física da cidade e responsável pela organização da corrida, já confirmando a realização da edição de 2020 com duas novidades: percurso único de 10k (sem dar duas voltas) e corrida kids. “Ainda não temos como confirmar a data, mas corredores, estejam certos: em abril do ano que vem teremos novamente a Corrida e Caminhada Cidade de Araquari.”
 
Resultados - A primeira colocação da prova de 5k ficou com Lucas Alves Andrade (00:16:09), no masculino. “Essa foi a minha primeira prova de 5k individual. Antes só havia corrido essa distância em revezamento. Gostei da prova, e especialmente do percurso todo plano. No próximo ano estarei de volta”, garante o campeão. Daiane Vaz Olbrich (00:21:48) ficou com o primeiro lugar dos 5k no feminino. “Minha primeira vez correndo aqui e já foi inesquecível. Ganhei o primeiro lugar geral, coisa que ainda não havia acontecido. Gostei da prova porque o percurso é todo plano e muito bem marcado. Para ser melhor, só se a chuva tivesse caído antes”, comenta ela - a chuva começou durante a premiação.
 
Nos 10k, o primeiro lugar ficou com Maykon Cesar Pacifico Jacinto (00:34:54), no masculino. “Esta é a segunda vez que participo. Em 2018 fiquei em primeiro lugar na categoria. Neste ano, peguei o primeiro lugar geral. Além do percurso plano, gostei bastante do horário da largada (8 horas). No feminino, Niara Rocha (00:43:12) conquistou o bicampeonato. “Participo da prova há três anos e em 2018 e 2019 fiquei com a primeira colocação geral dos 10k. Adoro estar aqui, porque a prova ainda é pequena, se compararmos com outras, mas tem muito calor humano. E vou dizer… eu adoro a banda que anima muito o evento.” A atração musical ficou por conta da banda Etc. & Tal, formada por funcionários dos departamentos de Esportes e de Licitações da Prefeitura de Araquari.
 
Além da premiação dos cinco primeiros colocados geral nos 5k e nos 10k, também foram premiados os três primeiros colocados nas categorias de idade nos 10k, e os três primeiros colocados nos 5k da categoria Moradores de Araquari, e as três maiores assessorias de corrida. Todos os resultados estão disponíveis no site (http://www.km.esp.br/resultado--20a-corrida-rustica-cidade-de-araquari,2280419/).
 
Homenagem - Antes de iniciar a premiação, o professor Sanderlei Luís da Conceição, responsável pela organização da corrida, chamou ao palco Luiz Roberto Pereira e Maria Aparecida Leonel. Ele sempre foi um incentivador do esporte, e foi o criador da corrida de Araquari, há 20 anos. E ela foi uma das atletas moradoras da cidade que mais se destacaram no esporte. “Este reconhecimento nos deixa muito felizes, porque sempre trabalhamos tentando ser inspiração para que outras pessoas se tornassem atletas. Obrigado”, disseram os dois, visivelmente emocionados. 
 
Prova para todos - Zelio Junckes tem 64 anos e corre há dois. Começou a correr por incentivo da filha e dos amigos dela e não parou mais. “Essa prova é excelente. Aliás, todas são. São provas de superação. Temos de exercitar e cuidar da nossa saúde. A cada corrida eu me surpreendo comigo, porque minha competição é comigo. Para mim, a corrida tem de ser prazerosa. A premiação é consequência”, ensina ele, bastante orgulhoso da colega de trabalho Aline Peixer, 29, que neste domingo conquistou o terceiro lugar na categoria. “Comecei a correr há dois anos. Fazia 5k. Depois fui evoluindo e percebendo que a corrida faz realmente bem para o corpo e para a mente”, conta ela, elogiando a Corrida de Araquari pela estrutura e pela organização.
 
Também comentando sobre o assunto, o corredor Alexandre Bustamante, 26 anos, estava feliz por ter descoberto um evento bem organizado bem perto de Joinville. “Incrível que a prova existe há 20 anos e eu nunca tinha corrido. Às vezes a gente nem sabe de eventos bons como esse”, diz ele, que gostou do percurso completamente plano. 
 
Incentivo à saúde - Há dois anos a Corrida e Caminhada Cidade de Araquari conta com o apoio da Amendoim & CIa, empresa familiar nascida em Araquari há 12 anos. “O objetivo principal da nossa empresa é incentivar a saúde. Nosso slogan é ‘A saúde em sua mesa’. Esporte é saúde, por isso acreditamos que estamos no caminho certo em apoiar eventos como este”, considera o proprietário Francisco Edmundo Rotulo. 
 
Toda a história da empresa, que é foi a segunda fabricante de pastas de amendoim do Brasil e a primeira de Santa Catarina, começou por causa de uma palestra sobre alimentação no desjejum e no almoço que a mulher de Francisco, Alba, iria dar. “Pensei que seria uma ótima oportunidade de apresentar a pasta de amendoim. Para nossa surpresa, todos gostaram. E então temos um negócio que há 12 anos oferece além de produtos como as pastas de amendoim, orientação de tratamento natural e incentivo à alimentação saudável”, explica.
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook