Circuito Caixa incentiva especialização da corrida de rua em Curitiba

Sede da sétima etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2011, dia 25 de setembro, Curitiba vive um movimento de crescente especialização das pessoas envolvidas com a atividade esportiva, de atletas a técnicos / Foto: DivulgaçãoCuritiba - Sede da sétima etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2011, dia 25 de setembro, Curitiba vive um movimento de crescente especialização das pessoas envolvidas com a atividade esportiva, de atletas a técnicos. A modalidade conta com o suporte da Associação de Técnicos de Corrida de Curitiba (ATCC), e, neste ano, ganhou também até uma pós-graduação, refletindo o amadurecimento do mercado em torno do esporte.

A largada para a corrida do Circuito CAIXA, com percursos de 5 km e 10 km, será no Centro Cívico de Curitiba, às 8 horas do dia 25. Curitiba, que recebe o Circuito CAIXA desde 2005, observa um bom crescimento das corridas de rua desde o início de 2010. "Antes, tínhamos cerca de 600 competidores por prova, hoje são 2.000, em média. Temos mais competições de qualidade. O Circuito CAIXA, por exemplo, incentiva a corrida com a presença de grandes fundistas de elite. As pessoas ficam impressionadas, curiosas em vê-los de perto, querem saber quem é quem. Mesmo quem não corre comparece ao evento para torcer, tirar fotos", avalia Vítor Bertoli, apoiador da ATCC, que formou uma parceria com a Bagozzi Grupo Educacional para o lançamento do curso de pós-graduação em corrida.

Ainda segundo Bertoli, a intenção é contemplar quem não tem experiência e os traquejos que esse esporte exige. "Hoje, as pessoas se identificam com treinadores de assessorias esportivas que também são atletas. Essa especialização pode gerar serviços ainda melhores, com grande qualidade. Os corredores terão acesso a novas possibilidades e os profissionais poderão agregar um valor maior ao seu trabalho", diz o apoiador da ATCC.  

De acordo com Vítor, a ATCC com o processo de formação dos técnicos visa atender à demanda crescente dos corredores curitibanos. "Essa especialização é importante até no aspecto psicológico, no que se refere às diferenças entre homens e mulheres, por exemplo. As meninas são mais competitivas, querem desafios e vão até o fim, mesmo com dor, o que pode gerar lesões por estresse. Os homens pensam em correr distâncias maiores e em fazer amizades. E dosam muito mais o esforço físico, param quando sentem dor", diz Vítor, que também é técnico da V8 Assessoria Esportiva.

A Associação dos Técnicos de Corrida de Curitiba ainda reúne e organiza as assessorias esportivas da cidade, estabelecendo critérios para o treinamento nos parques e a participação em eventos, e faz a ponte com os organizadores de corridas na região. "Unidas, as assessorias conseguem colocar 2.000 pessoas em qualquer prova", garante Vítor.

Inscrições para Circuito CAIXA em Curitiba têm valor promocional - Curitiba recebe o Circuito CAIXA pela sétima vez consecutiva. Com um grupo de treinamento no Paraná, os quenianos têm tradição de vitórias na etapa. Em 2010, Giomar Pereira quebrou o tabu entre os homens, mas Eunice Kirwa manteve o domínio africano na disputa feminina. Para os amadores que querem participar do "tira-teima" deste ano, as inscrições seguem com o valor promocional de R$ 40,00 até este domingo (11/9), pelo site www.circuitocaixa.com.br  e nos postos oficiais (veja abaixo).

Pelo site, economiários e correntistas da CAIXA ainda garantem um desconto de 50% sobre a taxa, que passa para R$ 50,00 a partir de 12 de setembro. Apenas os atletas maiores de 60 anos mantém o benefício até prazo final de inscrições.

Postos oficiais nas Lojas Centauro

Park Shopping Barigui - R. Prof. Pedro Viriato P. Souza, 600
Shopping Estação - Av. 7 de Setembro, 2.775
Shopping Palladium - Av. Pres. Kennedy, 4.109
Shopping Mueller - Av Candido de Abreu, 127, Centro Civico


Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. São 11 as etapas disputadas em nove Estados do Brasil - as próximas cidades a sediar a disputa, depois de Curitiba, serão São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11). O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.