Calor é principal adversário dos atletas no Circuito CAIXA em Pernambuco

Largada da prova em 2011  / Foto: Luiz Doro / adorofoto Recife - As altas temperaturas do Recife vão desafiar os competidores do Circuito de Corridas CAIXA na prova que chega à cidade em 12 de agosto. Para enfrentar o calor, em torno dos 29 graus nessa época do ano, a recomendação dos técnicos é treinar nas mesmas condições que serão encontradas na corrida. A segunda edição da etapa pernambucana, estreante na competição em 2011, terá largada no Marco Zero, às 8 horas, e percursos de 5 km e 10 km ao nível do mar, passando pela orla e por diversos pontos históricos do Recife Antigo.

 

"Os grupos de corrida e os atletas das assessorias esportivas costumam treinar muito cedo, a partir das 5h30, para fugir do calor mais forte. Mas para quem vai disputar o Circuito CAIXA, é importante treinar pelo menos uma vez por semana no horário da prova, às 8 horas, e enfrentar o termômetro, mesmo", aconselha o técnico Emerson Damásio, da Health Team Assessoria Esportiva.

O conselho vale tanto para os pernambucanos como para os competidores que vêm de outros Estados. "Em agosto ainda temos muito vento, principalmente na orla, o que deixa a temperatura um ou dois graus abaixo do que alcança a partir de novembro. Isso também alivia a sensação térmica no corpo, mas ainda assim o calor exige muito do atleta", acrescenta Damásio.

 

Treinos especiais - O treinador também aponta os melhores locais de treinos, no Recife, para quem vai disputar o Circuito CAIXA em agosto. "Não temos muitas opções de treino, na cidade, mas há alguns lugares muito bons. A Avenida Boa Viagem é um dos melhores. É uma reta de 3 km, e além do calçadão tem areia batida, grama, pisos bem variados para os diferentes tipos de treino que eu costumo dar aos alunos", diz Damásio.

Outro local muito usado pela Health Team é a Oficina Brennand, do escultor Francisco Brennand, conhecido internacionalmente por seus trabalhos em cerâmica. Entre os ambientes da oficina, estão um terraço repleto de esculturas e um parque com mata fechada. "O trecho de mata é bem mais fresco, com muitas sombras, e variações de altitude que permitem trabalhar a resistência. Também é ótimo correr na Praça Burle Marx, entre as esculturas, diante de um visual exuberante. E é um lugar tranquilo, quieto. Nos sentimos muito bem, lá."

Criada há sete anos, a Health Team acompanhou o crescimento do mercado de corridas de rua no Recife desde o início. Hoje, além do grupo de corrida próprio, a assessoria presta orientação a outras equipes, como a da Escola Superior de Advocacia Prof. Ruy Antunes (ESA-PE), que também participou do Circuito CAIXA em 2011. "Nesta temporada, estamos com um grupo grande focado na Maratona do Rio de Janeiro. Mas com certeza teremos muitos atletas interessados em disputar a prova da CAIXA, pelo nível de organização apresentado no ano passado", completa Damásio.

 

Inscrições - A etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA está com inscrições disponíveis no site oficial do evento,www.circuitocaixa.com.br. Até 29 de julho, quem garantir uma vaga na prova paga o valor promocional de R$ 40,00. Economiários e correntistas da CAIXA têm direito ainda a um desconto de 50% sobre a taxa. Após esse período, o valor sobe para R$ 50,00, e apenas atletas maiores de 60 anos mantém o benefício.