A primeira edição da Corrida Esperança formou uma grande corrente de solidariedade em 12 capitais brasileiras

 2.200 participantes / Foto:  Eloy Bezerra / ZDLRio de Janeiro - A primeira edição da Corrida Esperança formou uma grande corrente de solidariedade em 12 capitais brasileiras na manhã deste domingo (14). Mais de 15 mil pessoas participaram da prova, que teve renda líquida doada para o Criança Esperança 2011, iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco, que beneficia mais de 20 mil crianças e adolescentes no País.

Medalha no peito e solidariedade no coração. Esse era o sentimento da maioria dos 2.200 competidores que participou da Corrida Esperança, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro.

Num dia de sol e calor na cidade, o clima era literalmente de festa. Além de colaborar com o Criança Esperança, muitas famílias aproveitaram o evento para acordar cedo e comemorar o Dia dos Pais ao ar livre.

O padrinho da Corrida foi o ator Rodrigo Andrade, o Eduardo de Insensato Coração. "Estou muito feliz em prestigiar o evento, que é uma iniciativa bacana. A esperança é verdadeiramente o que nos move e o future pertence às nossas crianças ", comentou o ator, que ainda não havia falado com o pai Neno, que mora em Franca, interior de São Paulo.

"Vou ligar para ele um pouco mais tarde", acrescentou.

Já a família de Márcio Pereira, de 44 anos, um dos competidores, teve a felicidade de acordar reunida. Atleta amador , Márcio já participou de quatro edições da São Silvestre, mas disse que a Corrida Esperança teve um gostinho especial. "Dessa vez estou aqui para ajudar as crianças de todo o país," comentou o mecânico de carros, acompanhado dos três filhos, os gêmeos Miguel e Mateus, de 2 anos, e Murilo, de 7, que carregava feliz a medalha de participação de seu pai. "O exercício da paternidade é um grande presente. Espero que eles tomem gosto pelo esporte".

A família Oliveira Santos também compareceu em massa para prestigiar o papai Carlos Alberto, de 41 anos. O filho mais velho, Jhony, de 16, que normalmente compete, dessa vez ficou responsável pelas fotos, ao lado das irmãs Jeniffer, de 11, e Camille, de 6."É uma alegria estar competindo no Dia dos Pais. Esporte é saúde e procuro sempre lembrá-los disso", ensinou Carlos Alberto.

Na Quinta da Boa Vista, sobrou alegria. O mineiro José Geraldo da Silva, de 51 anos, que se define como um ’carioca de coração’, marcou presença com sua fantasia Viva a Natureza e fez sucesso entre as crianças. "O meu resultado mais expressivo é ver o sorriso de alguém", explicou José Geraldo, que coleciona 160 medalhas em corridas por todo o país, sempre fantasiado. Neste domingo, logo cedo, recebeu a ligação da filha Beatriz, de 17 anos. "Ela foi a primeira pessoa a falar comigo neste domingo. Só paro de competir quando o coração não aguentar mais," garantiu.

Os campeões - No masculino, a vitória foi do fuzileiro naval Leandro Santos Almeida , que cumpriu os 4 km da prova em 12min24. Entre as mulheres, a vencedora foi Jéssica Ladeira, atual campeã brasileira de Menores nos 3 mil metros, cruzando a linha de chegada em 15min05.

Leandro Santos, de 23 anos, integrou o pódio com outros dois companheiros da equipe de Corrida da Divisão Anfíbia da Marinha: Guilherme de Oliveira e Jeferson dos Santos, respectivamente segundo e terceiro colocados.

"A competição foi boa, mas a subida de 500 metros no final cansou um pouco", admitiu Leandro, que dedicou o título a seu técnico, sargento José. "Perdi o meu pai, Ivonildo, há três meses e o sargento José tem sido um pai para mim", disse, emocionado.

Jéssica Ladeira, de 17 anos, campeã no feminino, comentou que a prova serviu como uma importante preparação para o Campeonato Brasileiro Juvenil, daqui duas semanas, no Rio. "Gosto de correr curta distância. Sou jovem e tenho a responsabilidade de incentivar as crianças a competirem. Não podia ficar de fora dessa disputa solidária", afirmou Jéssica, da equipe Pé de Vento, lembrando que está no esporte graças ao incentivo de seu pai, Leonardo, que é corredor e mora em Minas Gerais. "Tudo o que sou devo a ele", resumiu.

O coordenador geral da Corrida Esperança, Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, comemorou o resultado da primeira edição. "A corrida foi um sucesso em todo o Brasil e gostaríamos de estender a prova para as 27 capitais do país em 2012. Aproveitando quero agradecer o apoio das 12 cidades que receberam a competição neste ano", resumiu.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook