Brasileiros lutam por vitória na etapa de Brasília do Circuito Caixa

Wellington vence em São Paulo  / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT SportsWellington vence em São Paulo / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT Sports

São Paulo - Wellington Bezerra da Silva tem uma missão dupla na etapa de Brasília no Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (25). Após cruzar em primeiro na prova de São Paulo, há pouco menos de um mês, o atleta do Cruzeiro vai correr em busca da segunda vitória consecutiva na categoria Elite 10km. 
 
Ele também tentará ampliar a vantagem verde-amarela no placar da disputa entre brasileiros e africanos pela hegemonia na temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil, que está completando 15 anos.
 
A etapa do Distrito Federal será a 11ª deste ano. Após dez corridas, os brasileiros lideram a disputa particular contra os africanos por seis vitórias contra quatro. Como a prova de Brasília é a penúltima da temporada (o encerramento será em Goiânia no dia 8 de dezembro), uma vitória de Wellington ou qualquer outro corredor verde-amarelo, assegura matematicamente a hegemonia no Circuito Caixa. Isso porque, restando duas provas, os corredores do continente africano podem, no máximo, empatar o placar.
 
Além de Wellington, outros corredores brasileiros despontam com boas chances em Brasília, como Gilberto Silvestre Lopes, vice-campeão em Ribeirão Preto; Cosme Ancelmo de Souza, terceiro em Campo Grande; Gleison da Silva Santos, quarto colocado no Recife; além de pratas da casa como Lucas Scaravelli da Silva. O rival da África será o queniano Nicolas Kipkorir Chelino. Mas ele não será o único estrangeiro na prova. O português Alberto Casimiro da Costa Paulo também está inscrito na categoria Elite 10km.
 
Entre as mulheres, as africana estão na frente na Elite 10km, com sete vitórias contra três das brasileiras. Mas na última etapa do Circuito Caixa, em São Paulo, a mais rápida foi uma atleta nacional, Jenifer do Nascimento Silva. Como ela não estará em Brasília, a responsabilidade ficará a cargo de nomes como Simone Ponte Ferraz, campeã da prova de Uberlândia; Cruz Nonata da Silva, quarta colocada em Fortaleza, entre outras corredoras. A queniana a ser batida é Sharon Chelimo Arusho.
 
Inscrições - Além da categoria Elite 10km, o Circuito Caixa recebe milhares de amadores. As inscrições para a etapa de Brasília estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento (www.circuitocaixa.com.br) até quarta-feira (21). A largada será no estacionamento da Funarte - Torre de TV, no Eixo Monumental, a partir das 8h, com percursos de 5km e 10km, além de caminhada de 5km. Entre as categorias em disputa na etapa da capital do País estão a geral, economiário e por faixa etária, para homens e mulheres. Outra opção é a possibilidade de correr em duplas.
 
Para garantir a inscrição pela internet, os corredores podem acessar o site oficial do evento http://www.circuitocaixa.com.br/#brasilia. Após a quarta-feira (21), somente será possível garantir participação na prova de forma presencial. A organização receberá os últimos pedidos durante a entrega dos kits dos atletas (composto por número de peito e camiseta), na Loja Centauro - Pátio Brasil Shopping, na sexta-feira (23), das 10h às 20h, e no sábado (24), entre 10h e 17h).
 
A prova brasiliense será a décima primeira e penúltima da temporada 2018 do Circuito Caixa. Neste ano, as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e São Paulo já receberam a competição que coloca lado a lado atletas de elite do Brasil e do exterior, com amadores que correm para bater marcas pessoais, além de buscar saúde e qualidade de vida.
 
História e tradição - Criado em 2004, o Circuito Caixa já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Com 15 anos de atividades ininterruptas, é considerado a mais tradicional série de corridas de rua do País.
 
Pegada do Bem – Como nas dez etapas anteriores, a campanha Pegada do Bem entra na programação do Circuito CAIXA em Brasília. A ação recebe doações de tênis a fim de incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Os calçados podem ser entregues na retirada dos kits na sexta e sábado e também na arena no dia da prova, no domingo. Essa iniciativa já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes.
 
Etapa de Brasília
 
Categoria Elite 10km Masculina
Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro)
José Rodrigo Vieira Silva (Equipe/CMP)
Kelvyn Mendes Martins
Antonio Wilson Sousa Lima (Federal Autopeças)
David Benedito de Macedo
Cosme Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros)
Marcos Antonio Pereira (Cruzeiro)
Gleison da Silva Santos (Cruzeiro /Profesp/Pref de Garanhuns)
José Marcio Leão da Silva (Cruzeiro /Profesp/Pref de Garanhuns)
Laurindo Nunes Neto (Associação de Atletismo de Caçador - AAC)
William da Silva Santos
Luciano Martins Rodrigues
Gilberto Silvestre Lopes (Marinha do Brasil / Cefan)
Carlos Oliveira Santos (ABA Bebedouro)
Cícero Clebson Sabino da Silva (Clube CPA/Colegio Montessorri/Colegio Boa Ideia/Auto Escola Paulo Afonso)
Marcos Fernades da Cruz (Gonzaga)
Pablo Fagundes da Costa (Super Time Pro BRB Mobile)
Alberto Casimiro da Costa Paulo (Sport Lisboa Benfica - SLB)
Rafael Soares da Silva (Tjoutletrunning)
Nicolas Kipkorir Chelino (Luasa Sports Caixa)
Adriano de Oliveira Silva (Gonzaga)
Lucas Scaravelli da Silva (Caso-DF)
Antonio de Sousa Dias (Vertical Run)
Domingos Conceição Figueira (Nacional Tecidos)
Glenison Gilbert de Carvalho (Elite Academia SJDR)
 
Categoria Elite 10km Feminina
Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running)
Cruz Nonata da Silva
Marizete Moreira dos Santos (Caso/ Caixa)
Luzinete Andrade dos Santos (Bom Jesus – GO)
Adriana Cristina  Luz Marçal (Bradesco Seguros)
Sharon Chelimo Arusho (Luasa Sports / Caixa)
Maria Sandra Pereira Silva
Roselene Alves de Oliveira (Tornado)
 
Etapas do Circuito de Corridas Caixa 2018
 
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília  
12ª etapa - 08/12 – Goiânia 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook