UCI anuncia multas e suspensões do Tour de France

Os corredores vestiram camisetas pretas da fundação do norte-americano Lance Armstrong, sete vezes vencedor da prova, com o número 28, em apoio aos 28 milhões de pessoas que lutam contra a cancer no Mundo, provocando um atraso de 15 minutos no início da etapa / Foto: ASO/B.BadeSão Paulo - A comissão disciplinar da União Ciclista Internacional (UCI) suspendeu na última sexta-feira, dia 29 de outubro, o espanhol Carlos Barredo (Quick Step) pela agressão ao português Rui Costa (Caísse d’Epargne), no final da sexta etapa da Volta a França de 2010. O órgão máximo do ciclismo mundial anunciou ainda que a equipe RadioShack, e todos os seus ciclistas terão de pagar multa pesada por ter vestido uma camiseta de apoio a fundação de Lance Armstrong, que luta contra o cancer no mundo.

De acordo com o artigo 12.1.005 do Regulamento da UCI, o impedimento de Barredo vai vigorar de 1 de janeiro até 28 de fevereiro de 2011, por ter “prejudicado a imagem, a reputação e os interesses do ciclismo e da UCI”.

A confusão aconteceu dia 9 de julho, em Gueugnon. Barredo tentou agredir o português com uma roda de bicicleta e logo depois os dois partiram para a briga, mas foram contidos. Na época, foram multados em 400 francos suíços (ou 535 euros), por comportamento incorreto e tentativa de agressão.

A UCI anunciou ainda a imposição de uma multa de 2500 francos suíços (cerca de 1825 euros) a cada corredor da RadioShack presente na última etapa da “Grande Boucle”, por terem vestido camisetas da Livestrong, “não autorizadas” e assim infringindo o artigo 12.1.004.

Os corredores vestiram camisetas pretas da fundação do norte-americano Lance Armstrong, sete vezes vencedor da prova, com o número 28, em apoio aos 28 milhões de pessoas que lutam contra a cancer no Mundo, provocando um atraso de 15 minutos no início da etapa.

Este episódio vai custar ainda 10 000 francos suíços (cerca de 7300 euros) ao “manager” da RadioShack, o belga Johan Bruyneel, que enfrenta ainda uma suspensão de dois meses (de 1 de Fevereiro a 31 de Março de 2011). Bruyneel “ofendeu publicamente os comissários internacionais da UCI com as suas declarações”, justifica a UCI.

A UCI informou ainda que os diretores esportivos da equipe norte-americana que estiveram presentes no “Tour” foram multados em 5000 francos suíços (cerca de 3650 euros).

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook