Viviane Favery é campeã brasileira de Mountain Bike

Vivi Favery / Foto: Divulgação

São Paulo - O final de semana foi especial para três dos nove atletas Specialized em ação pelo Brasil.
 

Em Picos, no Piauí, Viviane Favery foi o destaque da marca, ao garantir mais um título na temporada para a Specialized Factory Racing Team. Em seu primeiro ano como profissional, a paulistana garantiu o título do Campeonato Brasileiro de MTB Maratona. Em São Antônio do Pinhal, Sofia Subtil (AOO Specialized) e Naydson Cortes (Specialized Hoffmann XCO) foram campeões da quarta e última etapa do Big Biker, nas categorias pro elite feminino e sport elite masculino, respectivamente.

Viviane Favery segue fazendo de 2015 um ano especial em sua carreira. Após superar desafios no exterior com êxito, como a Pisgah Stage Race e a Leadville Trail 100 MTB, ambas nos Estados Unidos, e garantir a quarta colocação no Brasileiro de MTB Cross Country Olímpico (XCO), Vivi foi além e sagrou-se campeã brasileira de Maratona. Com o tempo de 4h32min06, Vivi Favery superou a campeã do ano anterior, Tania Negherbon, com pouco mais de seis minutos à frente da adversária. Completaram o pódio Ana Luisa Panini, Lais Saes e Julyana Machado.
 
"Me sinto completamente honrada. É uma conquista com muito esforço, dedicação e foco. Abdiquei de muitas coisas ao longo dos últimos quatro anos para chegar aqui. Pelas realizações e resultados ao longo desse ano, posso dizer que me sinto merecedora desse título. Também sinto a responsabilidade de representar um público crescente de mulheres praticantes desse esporte, e por todas nós, sinto-me no dever de continuar merecendo esse título sempre que vestir a camisa", comemorou Vivi Favery.
 
Após entrarem na estrada de terra, Vivi e Tania escaparam das concorrentes e chegaram na primeira serra juntas. Mesmo não acompanhando o ritmo da adversária neste trecho, a paulistana manteve-se calma e, no single track seguido por uma área plana, conseguiu recuperar-se. Na segunda serra, Vivi não deixou a adversária se distanciar outra vez e garantiu o título ao não perder tempo no ponto de apoio. "Ataquei nesse momento e deu certo. Fui até o fim fugindo dela e das demais atletas. Minha bike S-Works Era se comportou muito bem e nas descidas fez a diferença, além de nos locais planos também ter dado muito conforto", relatou.
 
Elite masculino - Entre os homens, Orlando Alves (Specialized Factory Racing Team) completou a prova na quarta colocação. Halysson Ferreira foi o campeão, seguido de Marcelo Moser e Wolfgang Olsen, enquanto Robson Ferreira completou o pódio em quinto. "Muito feliz com meu rendimento, porque foi uma prova de recuperação. No Areial, ponto mais crítico, necessitei fazer uma parada forçada e perdi um tempo valioso, retornando em décimo. Fui crescendo e recuperando todas as posições novamente até a linha de chegada, decidida no sprint final. Perdi a medalha de prata por milésimos de segundos, garantindo o quarto lugar", relembrou Orlando, que pedalou com a S-Works Stumpjumper HT.
 
Embaixador Specialized, Loris Verona também teve um dia de superação. "Foi uma prova boa. Larguei bem e apesar do ritmo difícil estava suportável. O vento contrário ajudou a amenizar o calor, mas mesmo assim dificultou bastante. Infelizmente, antes da primeira serra deixei minha garrafa cair e perdi um tempo considerável. Até a segunda serra sempre tive contato visual com o pelotão principal, até chegar em um trecho onde tínhamos de empurrar a bike", relatou Loris, que pedalou com sua S-Works Epic WC.
 
Após andar boa parte da prova no top 10 da competição, Loris teve problemas no Km 72 dos 90 pedalados. "Um adversário me fechou e acabei caindo em uma área de pedras. Foi quando meu pneu furou. Daí para frente o pneu baixou algumas vezes e demorou para eu conseguir vedar o furo. Perdi diversas posições, mas foi uma experiência incrível largar ao lado ciclistas que andam muito bem. Essa foi minha primeira prova na elite. A lição está aprendida e espero melhorar cada vez mais nas próximas", finalizou Loris.
 
Big Biker Cup 2015 - Na prova de maratona patrocinada pela Specialized, a marca esteve representada por seis atletas, e garantiu pódio com quatro deles. Além dos títulos de Sofia Subtil e Naydson Cortes, outros dois ciclistas da Specialized Hoffmann XCO se destacaram: Tiago Rodrigues, na sport elite, e Larissa Brasa, na sport sub-25, ambos foram vice-campeões de suas disputas. Ainda na categoria de Naydson e Tiago, João Vitor Hoffmann foi o sexto colocado, assim como Hadi Akkouh (Specialized Factory Racing Team), que completou a pro team b, junto com sua dupla Laurent Garnier, também na sexta posição.
 
Campeã da etapa em 2014, Sofia confirmou seu reinado em Santo Antônio, ao vencer sob sua Era FSR Comp Carbon com o tempo de 3h38min46. "Consegui ganhar, mas não foi nada fácil. Peguei uma gripe na quinta (27) e acabei sentindo minhas pernas bambas a prova toda. Mesmo não estando 100% fisicamente, dei meu máximo para chegar em primeiro. Depois do tradicional deslocamento no início, a Mari Carcute encostou em mim e fomos juntas até o km 20. Nas subidas abri vantagem e fui na frente até o fim", relatou. Completaram o pódio Sara Maniezo, Andreia Calazans, Mariana Carcute e Marcia Cardinali.
 
Na sport elite, Naydson Cortes e Tiago Rodrigues garantiram à equipe a dobradinha, com Naydson subindo ao pódio acompanhado de sua Epic Elite Carbon WC. "Larguei atrás e tive de ir recuperando, pra me juntar no pelotão. Logo no começo da serra, o Tiago estava sobrando e junto com outro atleta saímos em fuga. No meio da serra abri vantagem deles e vi a diferença que minha bike full suspension fez", relatou Naydson. "O Naydson puxou o ritmo a prova inteira. Cheguei a estar em quinto lugar e na parte da prova com estilo do XCO consegui buscar o vice da categoria", contou Tiago.
 
Veja Também: