Vale das Videirias prepara-se vai receber Brasil Enduro Series

Luiz Felipe Viani nas trilhas de Itaipava / Foto: Ximiti / BES

São Paulo - O Vale das Videiras, em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, prepara-se para receber, na próxima semana, a decisão do Brasil Enduro Series. Competição pioneira de Enduro MTB no País, o BES contará com cerca de 200 mountain bikers em sua terceira e última etapa, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.brasilendeuroseries.com.br e serão encerradas nesta sexta-feira (23).
 

"Chegaremos ao nosso limite máximo de inscritos e só faltam dois dias para o término. Então, sugiro aos ciclistas que não se inscreveram ainda, que se apressem para fazer a inscrição. Quem for a região Serrana do Rio de Janeiro não vai se arrepender, porque o lugar é demais e a pista tem algumas trilhas totalmente novas. A diversão está garantida", afirma Daniel Bender, organizador da competição.

Além do divertimento, também está assegurada a emoção, principalmente na disputa pelo título da categoria pro. O valadarense André Bretas lidera, com 960 pontos, mas é seguido de perto pelo paulista Thiago Boaretto (860) e pelo catarinense Nataniel Giacomozzi (840). Diego Knob e Leonardo Matiolli correm por fora, mas com poucas chances de levantar o troféu.
 
"Assim como nas etapas anteriores, as especiais terão características peculiares à região. O chão é mais socado, o que resulta em menos bateção e buraqueira. Há partes com várias curvas em sequência, muitas delas em descidas. Algumas trilhas estão sendo construídas especialmente para o evento", explica Théo Duarte, organizador do Brasil Enduro Series e natural de Itaipava.
 
A organização do BES não poderia encontrar cenário melhor para uma competição de Enduro MTB. O Vale das Videiras é considerado por muitos a mais bela região rural da serra fluminense, pois sua paisagem conta com montanhas, riachos e cachoeiras. Na época do Brasil Colônia, o local era repleto de fazendas que serviam como pousadas nas viagens entre a Cidade Imperial de Petrópolis e as fazendas de café de Vassouras ou as minas de ouro. Recebeu este nome durante o Império, quando imigrantes italianos plantaram parreiras para tentar produzir uvas em escala comercial.
 
Toda a estrutura da competição será montada no Galpão Caipira, onde há um bar com sanduíches especiais, sucos naturais, cervejas, cachaças e outras iguarias produzidas nas redondezas, além de vestiários para os ciclistas e um spa.
 
Preço das inscrições - A terceira e última etapa do Brasil Enduro Series terá 11 categorias: as tradicionais pro, expert, másters 1, 2 e 3, sênior, amador e feminina, além das kids 1, 2 e 3, iniciadas nesta temporada. Assim como nas etapas de Nova Lima (MG) e Urubici (SC), não haverá limite de vagas por categoria. O preço das inscrições é de R$ 280,00.
 
O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um 'boom' nos últimos quatro anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do mountain bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e 'know-how' para as descidas é o que faz a diferença. 
 
Veja Também: