Raiza Goulão vence CIMTB e aguarda convocação para Rio 2016

Raiza Goulão comemora vitória no XCO / Foto: Thiago Lemos / CIMTB

São José del-Rei - A cidade mineira de São João del-Rei foi palco neste fim de semana do último desafio em terras brasileiras valendo pontos no ciclo olímpico do Cross Country Olímpico (XCO) para a Olimpíada Rio 2016.
 
Melhor brasileira na abertura em Araxá, Raiza Goulão fez bonito e venceu de ponta a ponta a segunda de três etapas da competição. Também na super elite, Mario Antonio Veríssimo conquistou o melhor resultado do Shimano Sports Team no XCO entre os homens, com a quarta colocação. Karen Olimpio, campeã na sub-23, e Mário Couto, vice na UCI Junior Series, também foram destaques entre os patrocinados pela marca japonesa.
 
Com a vitória no XCO, Raiza Goulão (Specialized Racing BR) somou mais 60 pontos nos rankings internacionais. Companheira de Shimano Sports Team e principal adversária na disputa pela vaga na Rio 2016, Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB) abandonou a prova ainda na primeira volta após sentir-se mal devido uma queda de pressão arterial. "Estou muito feliz. Foi um ótimo aquecimento para a Copa do Mundo da Alemanha, no próximo fim de semana. Agradeço de coração a todos que estavam torcendo por mim na prova, foi incrível ver o apoio da torcida", comemorou Raiza.
 
"Fiz uma largada segurando o ritmo, mas na primeira subida consegui fazer força e dei meu melhor a cada volta", contou Raiza. "Assim, encerro minha temporada na América do Sul, e agora vem um período de dois meses na Europa, o mais esperado da minha carreira porque é hora de mostrar resultados. Viajo para encarar três etapas da Copa do Mundo, o Campeonato Mundial e mais uma competição na Alemanha, com a vaga olímpica praticamente garantida, somente aguardando a convocação oficial no dia 25 de maio", completou. Erika Gramiscelli foi a vice-campeã e Letícia Cândido, a terceira colocada.
 
Na super elite masculina, quatro ciclistas Shimano subiram no pódio do Cross Country Olímpico. Além de Mario Antonio Veríssimo (Isapa/Oggi/Shimano), Guilherme Muller (LM/Sense de MTB), em quinto, Luiz Cocuzzi (Scott/Shimano/Lar), em sexto, e Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), na oitava colocação, estiveram entre os melhores da prova vencida por Henrique Avancini. O campeão da etapa foi seguido de perto pelo suíço Lukas Kaufmann e por Rubinho Valeriano.
 
"Alinhei na terceira fila e fui mal na largada entrando muito atrás dos principais concorrentes. Consegui acertar na pista, principalmente nas subidas, e passei muitos adversários na primeira volta. Na seguinte, consegui buscar o primeiro grupo. Me firmar em quinto lugar foi muito duro, porque já vinha além do meu limite para ganhar posições. Consegui ainda concluir em quarto lugar, muito feliz porque treinei focado para esta etapa da Copa Internacional de MTB", relatou Mario Antonio.
 
Os resultados na Sub-23 - Dois atletas do Shimano Sports Team completaram a disputa na sub-23 da CIMTB. Karen Olimpio (Isapa/Oggi/Shimano) foi a campeã, sendo a única da categoria a completar a competição junto com as ciclistas da elite, no sétimo lugar geral. Entre os homens, Érick Bruske (Specialized Racing BR), em seu primeiro ano competindo com os melhores do País, foi o sétimo na sub-23 e alcançou a 24ª colocação no geral, entre os mais de 50 concorrentes na super elite.
 
UCI Junior Series - Atual líder da CIMTB na júnior, o mineiro Mário Couto (LM/Sense de MTB) garantiu a melhor colocação para o Brasil na única prova do País válida para o ranking internacional da categoria. Também no masculino, Luiz Renato Borges (Isapa/Oggi/Shimano) foi o terceiro e Lucas Sírio (Specialized Racing BR) o 19º entre mais de 45 inscritos. Na disputa feminina da UCI Junior Series, a atleta juvenil Bruna Elias (Specialized Racing BR) competiu em uma categoria acima da sua e foi a quarta colocada. O colombiano Wilson Peña e a argentina Julieta Sainz faturaram o título em São João del-Rei.
 
Cross Country Eliminator - Prova inaugural da segunda etapa da CIMTB, o XCE teve suas finais na manhã de sábado (14) com dobradinha dos atletas Shimano. Enquanto Luiz Cocuzzi venceu no masculino, Isabella Lacerda conquistou o título feminino. "Após conseguir o segundo melhor tempo na classificatória, vi que tinha chances de buscar o lugar mais alto do pódio. Na final, fiz uma prova forte, larguei com muita motivação e bastante focada para ser campeã do XCE", disse Isabella. Erika Gramiscelli e Noelia Rodriguez (Argentina) completaram as três primeiras colocações.
 
Já Luiz Cocuzzi ganhou o Eliminator pelo segundo ano consecutivo na CIMTB Levorin em São João del-Rei. Após subir outra vez no topo do pódio, o ciclista paulistano ressaltou que não esperava o resultado, por estar voltando a competir após uma lesão. "Me senti bem durante a prova e apesar de ter saído em primeiro lugar na largada, eu não tinha certeza da vitória, porque todos os concorrentes eram fortes", contou Cocuzzi. Leonnardo Botelho foi o segundo lugar e Jefferson Batista completou na terceira posição. 
 
Copa Catalã de Downhill - O piloto catarinense Lucas Borba (Audax/Shimano) demonstrou evolução em sua segunda prova na curta temporada europeia. Neste domingo (15), Lucas disputou a etapa de Espot (Lérida) da Copa Catalã Internacional de Downhill. Após a 31ª colocação no fim de semana anterior na etapa de Vallnord (La Massana), em Andorra, o atleta Shimano completou em 13º lugar em Espot, de um total de 50 competidores na Catalunha.
 
 
Veja Também: