Raiza Goulão garante pontos para Rio 2016 na Itália

Raiza / Foto: Divulgação

São Paulo  - A Specialized Brasil esteve representada por seus patrocinados neste fim de semana no País e no exterior. Em Val di Sole, na Itália, Raiza Goulão foi a 37ª colocada na última etapa do Copa do Mundo de MTB, e somou 32 pontos nos rankings mundial e olímpico, a fim de garantir participação na Rio 2016. 

 

 

Na segunda etapa do Brasil Enduro Series, em Urubici, o mineiro André Bretas superou os favoritos e conquistou o título da prova, que teve ainda o paulista Thiago Boaretto na sexta colocação. Já Daniel Franquim (Xingu AKSA) inicia nesta segunda (24) a disputa do Expedición Guarani, prova com 636km reunindo diversas modalidades.Em Val di Sole, Raiza Goulão (AOO Specialized) fez sua estreia na etapa italiana da Copa do Mundo de MTB, a última de seis realizadas na temporada. "A cidade de Val di Sole, em Trentino, é um local incrível, simplesmente encantador. Com um circuito veloz e bem escorregadio por causa do clima, alguns trechos técnicos e bastantes subidas, foi emocionante participar desta prova", contou a ciclista de Pirenópolis (GO).

Com quase 20 provas realizadas na temporada, Raiza agora se prepara para o principal desafio do ano, o Campeonato Mundial em Andorra, dia 6 de setembro. "O foco passa a ser total no Mundial, daqui duas semanas. Agradeço ao apoio de todos, o suporte do meu treinador, o Leo Ven Zeeland, na área de apoio, a minha equipe AOO Specialized, e minha família que, mesmo distante, sempre está ao meu lado", finalizou a ciclista, que segue viagem com sua fiel companheira, a bicicleta S-Works Era. Raiza é a brasileira mais bem classificada no ranking mundial e olímpico desde março do ano passado. Sem os pontos da Itália, ela ocupa a 24a. colocação. 
 
Brasil Enduro Series - Pouco mais de dois anos após sofrer um acidente em Whistler, no Canadá, que quase o tirou das pistas, o valadarense André Bretas (Specialized/Gamut/Biketrilha/Skull Racing) deu a volta por cima e conquistou nesse fim de semana o título da etapa internacional do BES, válida pelo Montenbaik Enduro Latam Series. "Estou muito feliz pelo título, porque foi uma prova difícil para mim. As pistas já eram duras e com o nível técnico bem alto. Com a chuva no início do dia, ficaram ainda mais complicadas para se pilotar. Tomei dois tombos na primeira especial do dia, mas mantive a calma e consegui confirmar a vitória", comemorou André, que pilota uma S-Works Enduro 29".
 
A vitória coroou um período conturbado na carreira do piloto mineiro. "A queda sofrida em Whistler é um assunto muito complicado, porque foram dois anos sem andar de bike. Tive várias lesões e pensei até em abandonar o esporte", relembrou Bretas. "Em um determinado momento conversei com minha família e decidimos que eu iria voltar para ser o cara mais bem preparado fisicamente das provas, sempre brigando por títulos. Por isso, esse é um dia muito importante para mim, familiares e amigos. Dedico essa vitória aos que me acompanharam nesses últimos anos", concluiu. Diego Knob e Nataniel Giacomozzi completaram o o pódio do circuito latino-americano em Urubici.
 
Favorito para vencer a etapa, Thiago Boaretto (Specialized Factory Racing) começou em quarto lugar o Dia 1, mas não confirmou lugar no pódio após o segundo dia de tomadas de tempo. "Foi a melhor das etapas que já disputei da competição em termos organizacionais, com nota dez para as pistas. Esperava mais do meu resultado, mas infelizmente estou 80% em relação ao meu físico. Apostei em chuva forte neste domingo, o que me ajudaria mais, porém choveu apenas pela manhã, o que não me favoreceu tanto", avaliou o piloto.
 
O título da competição nacional será definido apenas no fim de outubro, em Itaipava (RJ). Após Urubici, Boaretto ocupa a terceira colocação geral, com 860 pontos. O paulista está atrás de Diego Knob e André Bretas, líder e vice com 1000 e 960 pontos, respectivamente. "Ainda estou na briga do Brasil Enduro Series, e na última etapa vou me preparar para estar 100% e poder buscar os pontos que perdi aqui em Santa Catarina", avaliou Boaretto, que pedalou com sua bicicleta S-Works Enduro 29. Segundo ele, "a bicicleta é a melhor que existe para a prática do Enduro".
 
Xingu ASKA representada no exterior - Membro da equipe Xingu AKSA de corrida de aventuras, Daniel Franquim enfrentará um desafio e tanto a partir desta segunda-feira (24). O atleta está no Paraguai para disputar o Expedición Guarani, prova com 636km divididos entre Mountain Bike (382 km), Trekking (113 km) e Canoagem (141 km), incluindo seções de cordas como rapel, tirolesa e ascensão no percurso.
 
"Serão de quatro a cinco dias ininterruptos de prova. Largamos no dia 24 e a chegada será entre quinta (27) e sexta-feira (28). Desde 2008 não faço uma prova em formato expedicionário e estou bastante confiante, porque é um estilo de competição que gosto muito. A expectativa é ficarmos entre o terceiro e quinto lugar", avalia Daniel, competidor convidado pela equipe Curtlo Lobo Guará.
 
Veja Também: