Raiza e Rubinho somam pontos nos rankings mundial e olímpico

Rubinho Valeriano em Windham / Foto: Divulgação

São Paulo - Convocados para representar a seleção brasileira de MTB, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano estiveram neste fim de semana em Windham, onde disputaram a etapa dos EUA da Copa do Mundo. Raiza foi a primeira da dupla da AOO Specialized a entrar na pista e encerrou sua participação na 33ª colocação, somando 42 pontos no ranking mundial. Mais tarde, foi a vez de Rubinho desafiar as trilhas do resort, finalizando na 52ª colocação e com mais 16 pontos no ranking.

Apesar de não ter repetido a ótima prova da etapa do Canada da Copa do Mundo, quando fez seu melhor resultado na competição como atleta de elite, Raiza se mostrou satisfeita com seu desempenho. "Foi um bom resultado em termos de superação. Nessa semana senti o cansaço físico depois de competir no Canadá e passar um dia inteiro viajando para Windham. Na quinta-feira (6) me senti cansada e, analisando friamente, minha posição final foi boa em relação ao que eu sentia fisicamente", contou a goiana. 
 
Na visão da ciclista, as características do circuito não favoreceram sua pilotagem. "Windham tem um circuito pouco técnico e com muitas subidas, o que não me favorece como atleta. Fico feliz de ter completado e não sofrer nenhuma queda, outra vez sem ter problemas técnicos. Minha bike, a S-Works Era, está sempre me ajudando e isso me deixa confiante. Agora é descansar e me preparar para o que vem pela frente", concluiu a 22ª colocada no ranking mundial.
 
O título em Windham, em Nova Iorque, ficou com a francesa Pauline Prevot, vencedora com o tempo de 1h33min25 segundos. Completaram o pódio a líder no ranking da competição, a suíça Jolanda Neff, e a dinamarquesa Annika Langvad, da equipe Specialized Racing. Entre os homens, o vencedor foi Nino Schuter (SUI) em 1h30min55, seguido de Julien Absalon (FRA) e Manuel Fumic (ALE).
 
Atualmente na 66ª colocação do ranking mundial, Rubinho garantiu sua melhor classificação na etapa de Windham, com o 52º lugar. Após passar a primeira tomada de tempo em 62º, o ciclista conquistou posições volta à volta e chegou a estar em 47º. Após sentir um desgaste no fim da penúltima volta, o mineiro procurou administrar para estar bem ao cruzar a linha de chegada no final.
 
"A prova foi duríssima. Achei que seria mais tranquila, pelo o que conhecia do circuito, mas fiquei feliz demais com meu resultado", comemorou Rubinho. "Minha principal meta era conseguir completar sem levar os 80% do líder. Fiz muita força no início, essa foi minha tática, para não ser cortado. Andei bem até a quinta de sete voltas, mas senti o cansaço no fim e diminuí o ritmo para não ter cãibras", relatou.
 
"Na hora que abri a última volta agradeci e fiz força para recuperar posições. Acabei terminando quase 20 segundos atrás do Ricardo Pscheidt, meu companheiro de seleção brasileira e melhor colocado do País na elite masculina. Marcamos pontos para o Brasil no ranking olímpico e isso foi o mais importante", completou o atleta, que optou por pedalar com sua bike S-Works Stumpjumper HT World Cup em Windham.


Veja Também: