Desafio Internacional de Mountain Bike terá astros do esporte

Voluntários, atendimento médico, largadas e chegadas vão merecer atenção dos organizadores/ Foto: Phil Walther/Getty Images

Rio de Janeiro - Vários dos principais atletas do ciclismo mountain bike estarão no Rio neste domingo (11) para aproveitar a única chance de conhecer o percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 

Competidores - 34 mulheres e 54 homens - de 32 países estão inscritos para o  Desafio Internacional de Mountain Bike, evento-teste da modalidade que será realizado no Parque Olímpico de Mountain Bike, que integra o Parque Radical do Rio, em Deodoro. 

A disputa é fechada ao público e a prova feminina está marcada para 11h, enquanto a masculina será realizada a partir de 14h. Os resultados valem pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) – o evento é considerado classe 3 da entidade.
 
Entre os inscritos estão celebridades do esporte como o checo Jaroslav Kulhavy, atual campeão olímpico, e o francês Julien Absalon, campeão nos Jogos Atenas 2004 e Pequim 2008 e que soma também cinco títulos mundiais no currículo. O suíço Nino Schurter, que este ano conquistou o Campeonato Mundial, também está na lista. A campeã na versão feminina do Mundial, a francesa Pauline Ferrand-Prevot, também estará em Deodoro, assim como a hexacampeã mundial e campeã Olímpica em 2004 Gunn-Rita Dahle Flesja, da Noruega.
 
Segundo o gerente de competição dos Jogos Rio 2016, Paul Davis, o centro das atenções no evento-teste estará nos elementos dos 5,4km de pista criada pelo designer Nick Floros. O percurso, segundo Davis, foi elaborado de forma a testar as habilidades dos atletas. Em sua última viagem ao Brasil, Floros ressaltou sua tentativa de criar obstáculos diferentes e implementar trechos com inspiração nas curvas da cidade do Rio de Janeiro.
 
Outros setores que serão acompanhados de perto, entre as 28 áreas funcionais que estarão em ação no Aquece Rio (sendo que cinco testarão suas operações e 23 irão dar suporte ao evento-teste), são os de procedimentos de largada e chegada, os de voluntários (136 ao todo para a área esportiva) e o de atendimento médico (tombos são comuns durante as competições).
 
A prova terá seis voltas para mulheres e sete voltas para os homens. Os competidores terão o desempenho acompanhado com a ajuda de transponders fixados nas bicicletas. As condições de clima - sol ou chuva - podem definir a escolha dos pneus.
 
Veja Também: