Ciclistas da Shimano são favoritos para o Aquece Rio de MTB

Catharine Pendrel/ Foto: Divulgação

São Paulo - A elite do mountain bike mundial está no Rio de Janeiro, onde neste domingo (11) será realizado o Aquece Rio da modalidade, evento-teste para os Jogos Rio 2016. Entre os 130 atletas de 30 países estão dois franceses patrocinados pela Shimano e considerados favoritos para a disputa: Julien Absalon, número 1 no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), e Pauline Ferrand-Prevot, atual campeã mundial de XCO.
 

Outros renomados ciclistas patrocinados pala marca japonesa também confirmaram presença, como a canadense Catharine Pendrel, campeã mundial de XCO no ano passado, e o espanhol Sergio Mantecón, 15º colocado no ranking mundial.

A seleção brasileira convocada para a prova, conta com a promessa paulista Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano), 22 anos e tricampeão brasileiro sub-23 de XCO; além do experiente catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), 35 anos e tricampeão brasileiro de XCO na elite.
 
"Já competimos várias vezes com os principais atletas do mundo, mas desta vez será especial porque estamos em casa, no Brasil. É apenas o evento-teste, mas sempre sinto uma motivação a mais quando estou na seleção e tenho a oportunidade de representar nosso país", afirma Pscheidt, que busca uma vaga na Rio 2016.
 
A pista de cross country fica dentro do Parque Olímpico de Deodoro, também conhecido como Parque Radical. O percurso tem 4.800 metros de extensão e, segundo os responsáveis pela obra, reserva surpresas e desafios aos competidores.
 
Coletiva com as feras do MTB - O grupo de atletas patrocinados pela Shimano darão coletiva nesta sexta-feira (9), a partir de 8h30 da manhã, no Royal Tulip de São Conrado. Na oportunidade, falarão sobre a participação no Aquece Rio do domingo, Jogos Rio 2016 e a utilização do novo grupo de componentes eletrônicos XTR Di2 para o MTB, lançado pela empresa japonesa. 
 
Mundial de Ironman - O paranaense Guilherme Manocchio (Team Bravo/Shimano) será um dos representantes do Brasil no Mundial de Ironman, neste sábado (10), no Havaí. O triatleta chega à competição entre os favoritos ao título, já que no final de agosto foi campeão do Ironman da Dinamarca, em Copenhague.
 
"Estou bem, mas como é a finalíssima, só os melhores vão participar, todos que largarão tiveram um bom ano. Estou mais confiante graças à vitória na Dinamarca, mas é difícil prever alguma coisa, porque será pura resistência, então os últimos a ficar em pé sairão vitoriosos", projeta Guilherme.
 
A prova será dividida em 3,9 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Guilherme contará novamente com o grupo eletrônico de transmissão Di2 11v em sua bike, decisivo para a proeza alcançada em solo dinamarquês.
 
Bernardo Cruz na Espanha - O mineiro Bernardo Cruz (GT/FOP/Shimano), número 1 do Downhill brasileiro, também estará em ação no sábado, na etapa de Bilbao do City Downhill World Tour 2015.
 
"Esta será minha primeira competição em Bilbao. Espero fazer uma boa corrida e alcançar meu objetivo de terminar entre os cinco primeiros", antecipa Bernardo.
 
Guilherme Müller - Uma semana após conquistar o título sub-23 na última etapa da Taça Brasil de Cross Country, o mineiro Guilherme Müller (LM/Shimano) disputará o 1º Desafio Drogaria Americana de Mountain Bike, neste domingo, em Ouro Fino (MG). A corrida terá percurso de 44 km.
 
"Pretendo manter meu ritmo de preparação para a última etapa da Copa Internacional, no começo de novembro, em Congonhas", explica Guilherme, que entre os dias 6 e 8 de novembro tentará ser campeão sub-23 da CIMTB Levorin 2015.
 
Veja Também: