Brasileiros somam pontos importantes no ranking mundial de MTB

Henrique na CIMTB / Foto: Thiago Lemos/PEDAL

Araxá - O fim de semana foi de muita trilha e disputas acirradas na cidade de Araxá, em Minas Gerais. A cidade do triangulo mineiro recebeu atletas do mundo inteiro para a disputa da Copa Internacional de Mountain Bike realizada entre os dias 4 e 6 de março. Os ciclistas da seleção brasileira, Henrique Avancini e Raiza Goulão, foram os melhores do país, somando pontos importantes no ranking classificatório para Rio 2016.
 
A CIMTB etapa de Araxá a cada ano atraí mais ciclistas estrangeiros e atualmente é uma das poucas competições no mundo – apenas 4 no calendário internacional - por etapas que carrega a chancela de classe SHC (stage hors class), ou fora de classe, significando uma pontuação máxima no ranking mundial e classificatório para Rio 2016.
 
Nesta edição, a vitória da categoria elite masculina foi comemorada pela terceira vez pelo ciclista Henrique Avancini, melhor brasileiro no ranking mundial ocupando a xxx posição. A segunda colocação ficou com o português David Rosa, seguido pelo brasileiro Sherman Trezza em terceiro. Para terminar em primeiro, Henrique venceu as duas primeiras etapas (contrarrelógio e short track), e manteve a regularidade na etapa final de Cross Country terminando na segunda colocação, mesmo após sofrer um pneu furado.
 
Fiz uma prova de recuperação na última etapa. Acabei tendo um pneu furado e cai para a 18ª colocação mas aos poucos fui ganhando posições e quando abriu a terceira volta eu estava em segundo. Nos últimos quilômetros decidi fazer uma prova mais cautelosa preservando o equipamento e pensando na vitória geral. Estou muito feliz e considero que esta é uma vitória importante não só para mim, mas principalmente para ajudar o Brasil a conquistar a segunda vaga olímpica, que é um dos meus principais objetivos. Além da minha vitória também conseguimos somar pontos com vários outros brasileiros, e com isso acabamos impedindo que os nossos adversários diretos na classificação para Rio 2016 pudessem marcar muitos pontos”, declarou Henrique.
 
Comprovando a força atual do MTB brasileiro, outros quatro atletas também figuraram entre os primeiros colocados: Ricardo Pscheidt terminou na 6ª colocação, Daniel Grossi na 8ª colocação, Rubens Donizette na 9ª colocação e Guilherme Gotardelo na 10ª colocação.
 
Na prova feminina o título ficou com a polonesa Maja Wloszczowska, que venceu as três etapas. A mexicana Daniela Campuzano ficou em segundo lugar e a brasileira Raiza Goulão terminou em terceiro, sendo a melhor brasileiras nas três etapas. O Brasil ainda colocou outras duas atletas no top 10 com Isabella Lacerda na 7ª colocação e Erika Gramiscelli em 9º lugar.
 
“Essa foi mais uma meta atingida e estou feliz pelo resultado alcançado. A prova foi de alto nível contando com atletas estrangeiras que possivelmente estarão nas olímpiadas. Meu principal objetivo da temporada é continuar pontuando no ranking mundial e seguir firme na disputa pela vaga para Rio 2016. Agradeço a todos pela torcida eletrizante durante a prova, foi muito legal contar com o carinho de todos”, comentou Raiza.
 
A classificação do Mountain Bike para Rio 2016 acontece através do ranking olímpico da UCI, que será encerrado no dia 24 de maio. Atualmente o Brasil ocupa a 15ª colocação com 2429 pontos. Todas as informações sobre os critérios de classificação e convocação olímpica podem ser consultados através do link.
 
 
Veja Também: