Brasil Enduro Series define o calendário para 2015

Abertura de 2014, realizada em Itaipava (RJ)  / Foto: Ximiti / Divulgação

São Paulo - Competição pioneira de Enduro MTB com abrangência nacional, o Brasil Enduro Series já tem datas definidas para 2015, com duas novidades. Diferentemente da temporada de estreia, o evento contará com quatro etapas, uma a mais do que a primeira edição. A prova adicional será válida pelo Monten Baik Enduro Latam Series, com 450 vagas e presença de atletas do EWS - Enduro World Series. A competição latino-americana terá ainda disputas na Argentina e no Chile, além de Pomerode (SC). 
 
A abertura será entre 28 de fevereiro e 1º de março, no estado de Minas Gerais, com local a ser definido em breve pela organização. A segunda etapa, contando pontos para o ranking do BES e também para o Monten Baik Enduro Latam Series, será de 18 a 21/06, em Pomerode. Em agosto, nos dias 15 e 16, Urubici (SC) volta a receber a competição, assim como Itaipava (RJ) que encerrará a temporada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
 
Em seu primeiro ano, o Brasil Enduro Series atingiu seus dois principais objetivos: fomentar o esporte recém-chegado ao País e apresentar a modalidade para os praticantes de outras vertentes do Mountain Bike, como o Cross Country e o Downhill. Com cerca de 200 participantes na decisão, em Campos do Jordão (SP), a competição teve a abertura em Itaipava, em maio. A etapa intermediária foi disputada em Urubici, em agosto.
 
Os campeões da temporada de estreia foram: Nataniel Giacomozzi, na Pro, Luiz Felipe Viani, na Expert, e no Feminino o lugar mais alto do pódio foi de Beatriz Ferragi, vencedora das três provas; Nas categorias másters, tornaram-se campeões nacionais André Melo de Matos (Máster 1), Gustavo Henrique de Amorim (Máster 2) e Helio Nassaralla (Máster 3); Robert Marent, campeão Sênior, e Jonas Ziel, na Amador, completam o seleto time de vencedores nacionais.
 
A Modalidade - O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um 'boom' nos últimos três anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do Mountain Bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e 'know-how' para as descidas é o que faz a diferença. 
 
Campeões da temporada
 
Pro: - Nataniel Giacomozzi
Expert Luiz Felipe Viani
Máster 1 - André Melo de Matos
Máster 2 - Gustavo Henrique Neves
Máster 3 - Helio Nassaralla 
Sênior - Robert Marent
Feminina - Beatriz Ferragi
Amador - Jonas Ziel