Atletas Specialized conquistam pontos no ranking da UCI

Atletas Specialized destacam-se na CIMTB Levorin e conquistam pontos UCI / Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

São Paulo - Os atletas da Specialized se destacaram na disputa da segunda etapa da Copa InternacionalLevorin de Mountain Bike, realizada em São João del-Rei (MG) neste fim de semana. A goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubens Valeriano (ambos da equipe AOO Specialized) foram vice-campeões e os melhores brasileiros na prova de Cross Country (XCO). O resultado garantiu a ambos 40 pontos nos rankings olímpico e mundial.
 
Raiza ditou o ritmo da prova pelo menos até a metade do circuito de cinco voltas, quando liderou a prova acompanhada de perto por Isabella Lacerda. Um erro da argentina Agustina Apaza, vencedora da prova, ao ultrapassar Raiza em trecho de subida íngreme, impediu que a goiana encostasse na primeira colocação e brigasse pelo título. Com o resultado, além de ajudar o Brasil no ranking olímpico, Raiza pode ganhar até duas posições no ranking da UCI, subindo do 29º para o 27º lugar e mantendo-se como a número um do País na modalidade.
 
"Minha Specialized S-Works Era permitiu que eu largasse muito forte, impondo o ritmo que trabalhei durante os treinamentos. Acabei sentindo um pouco de desgaste na passagem da terceira para a quarta volta. Vi que Agustina estava chegando e tentei aumentar o ritmo, mas não foi possível", avaliou Raiza.
 
A bike também foi fundamental para que Rubinho Valeriano se recuperasse na prova e conquistasse o vice-campeonato. O mineiro teve dificuldades na largada e acabou entrando no trecho de trilhas da primeira volta em décimo lugar, mas se recuperou com a ajuda da Specialized S-Works Epic World Cup. O resultado pode colocar Rubinho na 48ª posição do ranking mundial.
 
"A bike foi preponderante nas partes técnicas, porque permitia que eu soltasse o freio nas descidas, 'corrigindo' todos ostrechos esburacados. Quero agradecer à minha equipe por toda a estrutura montada aqui em São João del-Rei, que nos deu os melhores equipamentos e permitiu que descansássemos bem", disse Rubinho.
 
Tanto Rubinho quanto Raiza agora partem para a Europa, onde disputarão duas etapas da Copa do Mundo, na República Theca e na Alemanha, nos próximos fins de semana.
 
Domínio da Specialized na Júnior - Os atletas patrocinados pela Specialized também dominaram a categoria júnior da CIMTB Levorin em São João del-Rei. Os colombianos Egan Bernal e Wilson PenaMolano (ambos da Specialized Tugo) foram campeão e vice, respectivamente, esomaram, juntos, 100 pontos no ranking da UCI, já que a prova foi válida pela UCI Junior Series. O catarinense Érick Bruske (AOO Specialized) finalizou acompetição em quarto, somando 25 pontos no ranking, o que pode deixá-lo no top 15 mundial.
 
"Foi um bom resultado, cheguei a disputar o terceiro lugar e, em alguns momentos, fiquei bem perto do segundo. Este anopretendo competir em outras duas etapas da Junior Series, em Argentina e Costa Rica, para conseguir terminar o ano no top 20 do ranking", explicou Erick.
 
Na júnior feminina, também válida pela UCI Junior Series, Larissa Brasa, da Specialized Hoffmann XCO, ficou em terceiro, somando 30 pontos no ranking mundial, o que pode colocá-la entre as 25 melhores do mundo. Já Ellen Andruczewicz (AOO Specialized) terminou em sexton e somou 18 pontos e poderá ficar entre as 35 primeiras no ranking.
 
José Gabriel, da AOO Specialized, que havia sido o destaque na classificatória para o Eliminator do sábado, com o melhor tempo, ficou em sexto lugar na Sub-23. Nesta categoria o atleta da Hoffmann, Naydson Cortes, ficou em nono lugar. 
 
Tiago Rodrigues é terceiro no Eliminator - A estreia de Tiago Rodrigues (Specialized Hoffmann XCO) no Eliminator (XCE) da CIMTB Levorin, no sábado, não poderia ter sido melhor. Ele destacou-se nas baterias eliminatórias, garantiu um lugar entre os quatro da final e terminou em terceiro lugar. "Estou muito feliz pois é a primeira vez que participo desta prova e queria mesmo ficar entre os quatro. O resultado me motiva ainda mais para as próximas competições", garantiu o ciclista de Taubaté. 
 
Lucas Sírio vence na sub-17 - O mineiro Lucas Sírio (AOO Specialized) cumpriu o favoritismo e conquistou o título da CIMTB Levorin de São João del-Rei na sub-17. O ciclista liderou de ponta a ponta e encerrou as três voltas do circuito com o tempo de 45min21s821, quase 30 segundos mais rápido que o segundo colocado, Martin Vidaurre (Chile).
 
"A parte psicológica foi fundamental, não queria repetir os erros de Araxá, onde perdi a prova no final. Entrei tranquilo, porque sabia que tinha feito uma boa preparação. Não dei chances para os meus adversários, larguei bem, consegui me defender a cada curva e venci de ponta a ponta", comemorou Lucas.
 
Viviane Favery é campeã do Big Biker - A paulista Viviane Favery (Specialized Factory Team) se sagroucampeã da segunda etapa do Big Biker, disputado em Taubaté (SP) neste domingo. Viviane venceu os 91 km da Pro Elite Feminina em 3h54min16s, mais de 13 minutos à frente da segunda colocada, Mirella Nascimento. "A estratégia foi andar forte nas subidas, que começavam logo no km 5, e minha Specialized S-Works Era foi fundamental para que eu tivesse sucesso. Consegui manter um bom ritmo depois e terminar a prova me sentindo superbem", celebrou.
 
Na mesma competição, mas na Sport Elite Masculina, João Vitor Hoffmann (Specialized Hoffmann XCO) foi o quinto colocado. Depois de competir no sábado em São João del-Rei, Larissa Brasa conseguiu chegar a tempo em Taubaté e disputou a Sport Feminina Sub-25, terminando em quinto lugar.
 
Orlando Alves no Pan na Costa Rica - Orlando Alves (Specialized Factory Team) enfrentou um forte desafio neste domingo na Costa Rica ao representar o Brasil no Pan-Americano de Maratona. Ele terminou em 14. Lugar na elite numa prova de 63 quilômetros, com 2.600 metros de ascensão. "Foi a competição mais dura da minha vida. Nunca vi nada igual. Mas foi uma experiência fantástica, porque o nível aqui é outro," resumiu.
 
Veja Também: