Atletas da seleção pedalam forte e sobem ao pódio

Prova da Elite masculino/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - No útimo domingo (4), a pista do Taynara Ecoparque, em Rio das Ostras (RJ), teve a honra de receber os melhores ciclistas de MTB do Brasil e do exterior para um grande desafio. Classificada pela primeira vez como Classe 1 da União Ciclística Internacional (UCI), a 3ª etapa da Taça Brasil de Mountain Bike 2015, projeto da Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e realização da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), reuniu atletas de quatro países em uma disputa acirrada e duríssima por pontos no ranking internacional.  O grande destaque da competição foram os atletas da seleção brasileira que pedalaram muito e conquistaram três medalhas para o país na elite. 
 

Na prova masculina, o brasileiro Henrique Avancini e o italiano Marco Fontana, integrantes da equipe profissional Cannondale, mostraram que estão afiados e sintonizados, dominando o circuito de 5,1km praticamente de ponta a ponta. Mas Rubens Donizete, que lutava por sua terceira vitória na competição, não marcou bobeira e colou nos líderes para não perder a vantagem. Na linha de chegada, a vitória ficou com Marco Fontana, que fechou as seis voltas em 1h38min04, seguido de perto por Avancini (1h39min28s) e Rubinho (1h39min30s).

"Foi uma prova bem puxada, de alto nível e a organização está de parabéns. Fico feliz por ter feito um bom trabalho, tanto pela Cannondale como pelo Brasil. Nesse finalzinho de temporada consegui achar uma boa forma, mas na sexta-feira tive uma infecção na garganta e fiquei bem mal com febre e dor no corpo, quase desistir de largar no domingo. Amanheci no domingo ainda me sentido bem pesado e a cabeça tonta. Mas decidi largar e fiz uma prova bastante estratégica, terminando na segunda colocação e bastante feliz pelo resultado alcançado", contou Henrique Avancini. 
 
Já na Elite feminino, o público vibrou com um duelo belíssimo entre Brasil, Itália e México. Raiza Goulão (AOO/Specialized) e Isabella Lacerda (Equipe LM/Shimano) imprimiram um ritmo forte durante as cinco voltas do percurso, não perdendo de vista a mexicana Daniela Campuzano, 4ª colocada no Pan de Toronto e a italiana Eva Lechner, Top-10 no ranking mundial. Mas, no final, melhor para Daniela Campuzano, que encerrou o circuito em 1h38min21, poucos segundos à frente de Raiza, que ficou com a medalha de prata (1h38min59). O bronze ficou para Eva Lechner (1h39min32), seguida por Isabella (1h41min13s), que ainda viu a colega de seleção Erika Gramiscelli finalizar a prova em sétimo lugar (1h55min41). 
 
Brasileiros da Sub-23 somam pontos importantes no ranking mundial - Assim como a Elite, os atletas da categoria Sub-23 também não pouparam esforços e suaram a camisa para somar pontos no ranking internacional da UCI. Na prova masculina, Guilherme Muller (Equipe LM/Shimano) subiu ao lugar mais alto do pódio, que teve ainda Naydson Cortes (Specialized/Herbalife) em segundo lugar e José Gabriel Almeida (AOO Specialized MTB Rack Team) em terceiro. Na prova feminina, a vencedora foi Sofia Subtil, com Danielle Moraes (Tripp Aventura/Alto Rendimento) e Ana Paula de Azevedo (LAR/Shimano/Scott) na segunda e terceira colocações, respectivamente. 
 
Nova geração deixa boa impressão - Os fãs de Moutain Bike também puderam ver de perto neste fim de semana como anda o desenvolvimento da nova geração e o futuro parece bem otimista. Na Junior Masculino, o título ficou com Erick Bruske (AOO/Specialized), seguido por Gilberto de Melo Filho (TSW Team Race) e Edmilson Macedo (LAR/Shimano/Scott). Enquanto isso, na Juvenil Masculina, Pedro Lage (Tripp Aventura/Alto Rendimento) sagrou-se campeão, com Lucas Sírio (Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point) em segundo lugar e Vinícius Araújo (GT/Lambari/Iron Team) em terceiro. Thiago Freitas (OCE/Cannondale Team/ACM) foi o vencedor da Infanto-Juvenil. 
 
Entre as meninas, destaque para Jaqueline Leal (Lar Nossa Senhora Aparecida), primeira colocada na Júnior Feminino, seguida por Karen Fernandes (Isapa/Oggi/Shimano) e Larissa Cirstina (Specialized/Hoffman XCO). Stela Souza (LAR/Shimano/Scott) e Julia Domingues (Clube Ace/Tripp Aventura/Alto Rendimento) faturaram o ouro e a prata, respectivamente. Sabrina Oliveira foi a campeã na Infanto-Juvenil (LAR/Shimano/Scott/Ciclo Ravena/Bengal/KMC)
 
Veteranos garantem pontos no ranking nacional - A competição também contou com a participação de atletas de 25 até 70 anos, que fizeram uma boa disputa por pontos no ranking nacional da CBC. Leonnardo Índio venceu na Sub-30. Kilder de Melo (Clínica do Pedal/Ouro Preto) ficou em primeiro na Máster A1. Alexandre Cardoso (Guepardo Professional Bike Team) comemorou a vitória na Máster A2. Robson Silva (Audax Bike Team) foi o campeão da Máster B1. Na Máster B2, Claudio Roberto (Amazonas/Espaço Bike/Focus) ficou com o ouro, enquanto Ricardo Machado levou o título da Máster C1. Na Máster C2, Hermes Santana sagrou-se campeão e na Veterano, Niedson Albuquerque ficou com o primeiro lugar. Na Máster Feminino, Nara Faria conquistou a medalha de ouro.
 
Após passagem por Curitiba (PR), Goiânia (GO) e agora Rio das Ostras (RJ), a Taça Brasil de Mountain Bike 2015 terá sua quarta e última etapa no dia 1º de novembro, em Maringá (PR). A prova, que teve as três primeiras etapas disputada no formato XCO (Cross Country Olímpico), encerra com uma prova XCP (Ponto a Ponto), valendo pela Classe 3 da União Ciclística Internacional. 
 
Veja Também: