Lance Armstrong confirma aposentadoria

Vencedor da Volta à França por sete vezes, Armstrong já tinha anunciado que esta seria a sua última competição internacional / Foto: Divulgação Tour Down Under Estados Unidos - O ciclista norte-americano Lance Armstrong (RadioShack) confirmou a sua aposentadoria. A última participação em torneios oficiais, no Tour Down Under, em Janeiro, ficará para a história como a sua última prova.

Em entrevista à agência Associated Press, em Austin, o americano disse que não se arrepende da decisão de ter voltado em 2008, apesar de ter falhado o objetivo de conquistar o Tour de France pela oitava vez e de ter seu nome envolvido nas acusações de doping na sua antiga equipe, a US Postal.

“Não posso dizer que tenha qualquer arrependimento. Foi um excelente percurso. Pensei mesmo que ia ganhar outro Tour”, disse Armstrong à AP. “Então, alinhei à partida e acabei em terceiro”.

Armstrong mudou-se da Astana para a nova RadioShack em 2010, mas a temporada não foi boa e no Tour ficou apenas com um modesto 23.º lugar. “Também não lamento o último ano, as quedas e os problemas com a bicicleta estiveram fora do meu controle”, disse.

Os últimos meses de Armstrong no pelotão internacional foram marcados por alegações de doping na US Postal, caso que está em investigação pela Food and Drug Administration (FDA). “Não posso controlar o que se passa na investigação. É por isso que contrato pessoas para me ajudar, tento não me preocupar e sigo em frente. Sei o que faço e sei o que fiz, não há forma de alterar isso”, disse ainda.

Na sua retirada, Armstrong diz que vai focar energias na sua fundação, Livestrong, distanciando-se da possível entrada no mundo da política. “Acho que não”, respondeu, quando questionado sobre eventuais aspirações políticas.