Festa e técnica no II Campeonato Estadual Escolar

Disputa foi acirrada no feminino / Foto: Ivan Storti / FPCiclismo Ribeirão Preto - Emoção e diversão marcaram a terceira etapa do II Campeonato estadual Escolar Modalidade Olímpica de Ciclismo. Nesta quinta-feira, em Ribeirão Preto, alunos/atletas entre 12 e 15 anos, de toda a região, participaram do evento, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Ciclismo. As baterias foram disputadas na Avenida Luiz Galvão César, s/n, no Parque das Andorinhas, em frente ao Supermercado Savegnago, com muita briga pelo primeiro lugar nas quatro categorias. A quarta etapa será nos dias 20 e 21 de junho, em Itapetininga, e as inscrições já estão abertas no site oficial, www.estadualescolar.org.br.

A cidade-sede, Ribeirão Preto, venceu no Mirim e Infantil feminino, enquanto São Carlos levou a melhor no masculino: Mirim - Jessica Prates Ramos - EEMF Vereador José Delibro (Ribeirão Preto) e Jean Roger Lechat - Colégio São Carlos (São Carlos); Infantil - Susana Ribeiro - EE Irene Dias Ribeiro (Ribeirão Preto) e Marcelo Fabiano Filho - Colégio Sapiens (São Carlos). Vale lembrar que os cinco mais bem colocados de cada categoria garantiram presença na final em São Paulo, em dezembro.

A programação começou cedo, às 7h, com a abertura das inscrições, seguida da palestra sobre os problemas causados pelo uso de drogas. Os jovens acompanharam atentos, mas sem esconder a ansiedade pelas baterias. "Tivemos um bom evento. A receptividade das escolas foi muito boa, especialmente se levarmos em conta que foi a primeira vez", destacou Danilo Terra, coordenador geral da etapa de Ribeirão Preto do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica de Ciclismo.


O evento - Um dos principais projetos de base do país, o evento tem como objetivo formar novos valores para o esporte, contribuindo para a escolha dos atletas que defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, selecionará atletas para as participações nas principais disputas da categoria, como as Olimpíadas Escolares.

O evento, gratuito e com todo o suporte técnico necessário, ainda seleciona atletas a fim de os contemplar para o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado, além de participarem de competições do Comitê Olímpico Brasileiro, tendo a chance de mostrar seu valor. Vale ressaltar que, em todas as etapas do II Campeonato Estadual Escolar, serão disponibilizadas bicicletas de competição gratuitamente aos alunos participantes, que poderão ser retiradas na arena de largada de cada competição.