Clínicas Olímpicas Estadão: etapa de ciclismo tem inscrições abertas

Ciclismo de estrada é uma das forças do Brasil/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação São Paulo- A quarta e última etapa da primeira temporada das Clínicas Olímpicas Estadão será no final de junho, no dia 24 de junho, no Parque das Bicicletas, quando a modalidade será apresentada para o público da região.

Depois do atletismo, tênis e basquete, chegou a vez do ciclismo, modalidade que tem uma história bastante positiva, ser apresentado com atividades variadas e que pessoas de todas as idades podem participar. A programação começará às 10h e as inscrições, gratuitas, já estão abertas.


As inscrições para a quarta etapa poderão ser feitas pela internet até o dia 21 de junho, pelo site clinicasolimpicas.estadao.com.br (sem www), ou no próprio dia do evento, em um estande montado para isso. Recomenda-se que o interessado chegue com pelo menos uma hora de antecedência para confirmar participação. As clínicas terão mil vagas e a organização poderá encerrar a inscrição antes da data prevista se o número limite for atingido.

As Clínicas Olímpicas do Estadão têm como objetivo apresentar, formar e informar sobre as modalidades olímpicas. Este primeiro ano são quatro modalidades, incluindo o atletismo, que abriu a programação. A quarta etapa terá como tema o ciclismo, no dia 24 de junho, no Parque das Bicicletas, sempre mesclando atividades físicas e palestras com a participação de personalidades de cada um dos esportes.

A programação prevê várias atividades, como a apresentação dos diversos equipamentos, uma volta monitorada no circuito, Escolinha Infantil, exposição de bikes, aulas de mecânica e apresentação de atletas de Free Style, uma das modalidades do ciclismo.

O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX. Em 1925 surgiu a Federação Paulista de Ciclismo, mas, mesmo assim, a modalidade ainda não estava consolidada, recebendo maior fôlego com a criação da 9 de julho, a mais tradicional competição do ciclismo, que nasceu em 1933 e é disputada até hoje. O principal triunfo do esporte aconteceu apenas em 1959. No Pan-Americano de Chicago, Anésio Argenton conquistou o primeiro lugar na prova do quilômetro contra o relógio, assegurando a única medalha de ouro brasileira da modalidade na história da competição. 

Nos Jogos Olímpicos, em que o Brasil não possui nenhuma medalha, as melhores performances também foram de Argenton. Depois de estrear na Olimpíada em 1936, o país alcançou resultados mais marcantes em 1956, em Melbourne, e 1960, em Roma. Na Austrália, Argenton terminou na nona colocação na prova de velocidade. Já na Itália, obteve desempenho que ainda não foi igualado no país: uma quinta posição também na velocidade e um sexto lugar nos 1.000 metros contra o relógio.

As Clínicas Olímpicas Estadão fazem parte de um projeto multiplataforma, envolvendo todos os veículos do grupo, com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo e secretarias municipais do Verde Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Recreação. 

Mais informações no site clinicasolimpicas.estadao.com.br