Rio 2016 muda data de evento-teste de ciclismo de março para abril

Velódromo, no Parque Olímpico da Barra / Foto: Miriam Jeske/Brasil2016.gov.brVelódromo, no Parque Olímpico da Barra / Foto: Miriam Jeske/Brasil2016.gov.br

Rio de Janeiro - O Desafio Internacional de Ciclismo de Pista, evento-teste dos Jogos Rio 2016, tem uma nova data: foi adiado de março para de 29 de abril a 1 de maio. Esse tempo a mais vai garantir a instalação da nova pista do Velódromo Olímpico do Rio, a quinta das sete novas instalações Olímpicas do Parque Olímpico da Barra a sediar um evento do Aquece Rio.
 
"A pista é o objeto mais sensível do velódromo. Fomos até a prefeitura e pedimos mais prazo para instalá-la com calma e fazer os ajustes, como certificação de madeira, desembaraço alfandegário e  descarga da madeira, que é muito sensível. Ela vem da Sibéria e é condicionada. Chega aqui no verão, com calor e alta umidade. Precisamos fazer um tratamento final nela", explicou Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Rio 2016.
 
De acordo com Nascimento, a mudança de data não altera em nada a programação para os Jogos em si. "Vamos testar entre 29 de abril e 1º de maio, com tempo o suficiente para fazer qualquer ajuste necessário. Vamos garantir a qualidade de um velódromo classe 1, do jeito que os Jogos Olímpicos exigem", afirmou.
 
Em dezembro, o Centro Olímpico de Tênis foi palco do primeiro evento-teste no Parque Olímpico da Barra. A Arena Carioca 1 recebe de até domingo (17.01) o Desafio Internacional Feminino de Basquetebol. Entre 7 e 10 de abril, chega a vez de a Arena Carioca 3 sediar o Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso. O Velódromo Olímpico será inaugurado em 29 de abril, no mesmo dia em que o evento-teste de handebol começa na Arena do Futuro.  
 
A instalação da nova pista no Velódromo terá início em fevereiro. O Comitê Rio 2016 confirma que a mudança de data do evento-teste se deve ao atraso na obra. Em comunicado divulgado nesta sexta (15), informou: "Rio 2016 e a Federação Internacional de Ciclismo (UCI) esperam realizar um evento-teste emocionante e vão continuar trabalhando juntos na preparação e no planejamento das competições. Não haverá impacto no cronograma dos Jogos: as disputas no ciclismo de pista Olímpico serão realizadas entre 11 e 16 de agosto, e as do ciclismo de pista Paralímpico entre 8 e 11 de setembro”.
 

Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook