Ciclismo de Pista brasileiro conquista duas medalhas no Sul-Americano da Juventude

Medalhas foram conquistadas nesta quinta-feira (5) nas provas de Perseguição Individual e Velocidade por Equipes / Foto: Photosport/Santiago

Chile - Os ciclistas da seleção brasileira fizeram bonito no último dia de provas no Velódromo dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que está sendo disputado em Santiago, no Chile. A seleção conquistou duas medalhas, sendo uma de prata na prova de Perseguição Individual feminina e um bronze na Velocidade por Equipes masculina.
 
“Tivemos alguns problemas nos primeiros dias de provas no velódromo, mas aos poucos conseguimos passar tranquilidade para os atletas e fechamos a participação no ciclismo de pista com essas duas medalhas. Os atletas estão de parabéns. Aqui estão reunidos os melhores do nosso continente, então fazer parte do pódio é muito importante para todos”, destacou Emerson Silva, técnico da seleção brasileira.
 
A prova de Perseguição Individual feminina contou com a presença de Amanda Kunkel, considerada uma das maiores revelações do ciclismo brasileiro dos últimos anos. Competindo contra as melhores atletas do continente, a brasileira não se intimidou e realizou uma excelente fase classificatória, avançando para a grande final como uma das favoritas ao título.
 
Na definição, a chilena Catalina Santos conquistou a medalha de ouro com o tempo de 2min32s127, seguida por Amanda Kunkel que marcou 2min34s507 e garantiu a medalha de prata. A colombiana Maria Camila Ortiz completou o pódio com o bronze. No masculino, Artur Simeoni acabou não conseguindo se classificar para a fase final.
 
“Ainda não caiu a ficha. Participar de um evento desta grandeza já é um grande sonho, ganhar duas medalhas então é muito emocionante. A prova de hoje foi bastante difícil, exigindo regularidade e força. Qualquer detalhe poderia tirar as chances de medalha, mas acabou tudo dando certo e consegui terminar com a prata para o Brasil. Agradeço a confederação pela oportunidade e minha família pelo apoio durante todo o período de treinamento. Estou anciosa para chegar com as medalhas em casa”, comentou Amanda.
 
Tática certa - Pensando no ganho de qualidade e melhor aproveitamento dos atletas convocados, o técnico Emerson Silva decidiu arriscar e incluir um piloto do BMX na prova de Velocidade Por Equipes do Ciclismo de Pista. A aposta deu certo e a equipe brasileira terminou a prova disputada nesta quinta com a medalha de bronze.
 
Os atletas Pedro Pussieldi e Vinicius Guimarães formaram a dupla brasileira que comemorou com muito entusiasmo a medalha de bronze conquistada em cima da Colômbia. A argentina ficou com a medalha de ouro, enquanto o chile terminou com a prata.
 
“Participar dessa prova no ciclismo de pista foi um desafio. Como eu sou piloto do BMX acabo treinando muita explosão, então a função estabelecida pelo técnico para fazer a primeira volta na prova de velocidade deu muito certo. Conseguimos fechar com a medalha de bronze e ficamos muito contentes com o resultado”, destacou Pedro Pussieldi, piloto do BMX Racing.
 
A equipe brasileira volta a competir neste sábado (7) com as provas do Ciclismo BMX Racing, seguida das provas de resistência do Ciclismo de Estrada no domingo (8).

Veja Também: