Priscilla Stevaux tem importante desafio na busca por vaga na Rio 2016

Ciclista está na Inglaterra, onde disputa a segunda etapa da Copa do Mundo de BMX / Foto: Craig Dutton/UCI

Inglaterra - A sorocabana Priscilla Stevaux (Caixa/Shimano/PowerCycles) está na Inglaterra, onde representará o Brasil na segunda de cinco etapas da Copa do Mundo de BMX, a UCI BMX Supercross World Cup, sábado e domingo (9 e 10).
 
Este será o quarto ano consecutivo que a ciclista do Shimano Sports Team, de apenas 22 anos, disputa a competição realizada anualmente em Manchester, e conquistar uma boa colocação será imprescindível na corrida pela vaga na Rio 2016. No Brasil, a marca japonesa também estará representada pelo trio de ciclistas da LM/Sense de MTB no Mineiro de Maratona (XCM), no domingo: Isabella Lacerda, Guilherme Muller e Mario Couto. Os três são favoritos ao título da primeira etapa. 
 
O melhor resultado de Priscilla Stevaux na etapa inglesa da Copa do Mundo foi em sua primeira participação, em 2013, quando completou na quinta colocação, com apenas 19 anos. Além da colocação, Priscilla foi a 14ª no Time Trial (Contrarrelógio), somando também pontos no ranking mundial. No ano seguinte, concluiu em sexto lugar, para em 2015 ser a sétima colocada da competição realizada no Centro Nacional de Ciclismo de Manchester.
 
"Espero ir bem nesta etapa. Estou animada após voltar da Argentina com o bronze no Campeonato Pan-Americano de BMX. Pretendo ir melhor em relação à primeira etapa da Copa do Mundo, também sediada no País vizinho, quando concluí minha participação nas quartas de final, e desta forma conquistar mais pontos no ranking olímpico em busca da vaga na Rio 2016", define Stevaux, que conta detalhes sobre a pista do Centro Nacional de Ciclismo. 
 
"A pista de Manchester é muito rápida e curta, além de ser bem técnica. Cada volta girando em torno de 28 a 30 segundos. O fato de ser indoor é bom, porque não tem vento e nem há a possibilidade das condições climáticas atrapalharem. No dia em que cheguei aqui na Europa, o tempo estava frio e com chuva. Se fosse em um local aberto com esse clima seria bastante difícil para as ciclistas apresentarem o melhor da performance", avalia a sorocabana.
 
Vaga olímpica - Como país-sede da Olimpíada Rio 2016, o Brasil terá direito no BMX a no mínimo uma vaga no masculino e outra no feminino. Atual 33ª colocada do ranking mundial, Priscilla tem 839 pontos no ciclo olímpico, que contempla o período entre 31 de maio de 2014 a 30 de maio de 2016. Sua principal concorrente à vaga é a atleta Bianca Quinalha, 41ª do ranking mundial, porém, com a pontuação acumulada de 755 no ranking olímpico.
 
Mineiro de XCM - O trio da equipe LM/Sense de MTB, formado por Isabella Lacerda, Guilherme Muller e Mario Couto, disputa neste fim de semana a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Maratona (XCM), em Santana dos Montes, município situado a 130 km de Belo Horizonte. A competição terá dois circuitos, um reduzido de 40 km e outro de 64 km, e contará pontos para o ranking nacional da modalidade. Enquanto os atletas de elite Isabella e Guilherme pedalarão o percurso completo, Mario Couto, na júnior, terá pela frente os 40 km.
 
"Será uma prova longa e dura. Não treino muito para este tipo de disputa, porque minha especialidade é o Cross Country Olímpico (XCO). Por ter mais de 60 km, a estratégia é usar a cabeça, fazer uma prova consciente e bem planejada, para conquistar um bom resultado", conta Guilherme, que mais uma vez usará o grupo XTR Di2 de troca de marchas eletrônica em sua bike. "O XTR Di2 é sempre um diferencial e conta muito nas competições exigentes. Cada detalhe é importante para obter um melhor rendimento. A maciez e a precisão do grupo eletrônico para o MTB com certeza fazem muita diferença", analisa.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook