Bicicross America’s 2011 será em Indaiatuba

Renato Rezende venceu em 2010 / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - Após dois importantes eventos do ciclismo clássico, a Copa da República (dezembro) e a Copa América (janeiro), o bicicross será a atração em fevereiro com a realização do Bicicross America’s 2011.

A competição, que reúne os melhores pilotos do país, no masculino e feminino, além de destaques do exterior, fará sua sexta edição entre os dias 11 e 13, na pista montada no Parque Ecológico de Indaiatuba. A visibilidade da disputa, organizada pela Yescom, também está garantida, já que terá transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. O brasileiro Renato Rezende é o atual campeão do torneio.

A sexta edição do Bicicross America’s já começa com novidade. Após cinco edições em Paulínia, o evento muda de local, passando para a cidade de Indaiatuba, também em uma pista de qualidade e que exigirá bastante dos pilotos. O alto nível técnico será garantido, mais uma vez, com a presença das feras da modalidade e a presença de vários destaques do circuito internacional. Esse intercâmbio, aliás, tem sido muito importante e mostra a evolução dos atletas nacionais.

Em cinco provas realizadas, o bicicross nacional leva vantagem sobre os estrangeiros. O Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, 2007, como Daivlin Baltazar, e 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008 e 2009, ambos com o argentino Ramiro Marino. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07) e Mayara Perez (09 e 10).

O sistema de disputa prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país acima de 16 anos de acordo com o ranking nacional, que farão tomadas de tempo no sábado. Destes 55 passarão para a prova principal no domingo, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2010 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão do Bicicross America’s 2011.

A programação oficial da competição masculina começa no dia 11, sexta-feira, com a entrega de kits e placas de identificação e treino livre para os inscritos, das 13h as 16h30. No sábado, dia 12, será realizada a fase de classificação para a prova principal - das 8h às 11h30, treinos livres; de 12h30 as 12h55, assinatura de súmula e entrega de chip; a partir das 13h tomada de tempos para a seleção dos 55 pilotos. Após o Congresso Técnico, previsto para as 16h45, haverá troca de placas para a prova principal de domingo.

O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras pilotos passam para a prova principal de domingo, que terá oito participantes. Os treinos livres no domingo serão das 7h30 às 8h40, com o início da prova principal previsto para 9h20.