Mundial de MTB Cross Country Olímpico para trio de ciclistas na Suíça

Henrique Avancini   / Foto: Michele Mondini / DivulgaçãoHenrique Avancini / Foto: Michele Mondini / Divulgação

São Paulo - Lenzerheide, na Suíça, sedia nesta semana a edição de 2018 do Campeonato Mundial de Mountain Bike nas modalidades cross country olímpico (XCO) e downhill (DH). 
 
Entre os ciclistas que representam o Brasil na competição, três são atletas Shimano: o petropolitano Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), atual número 2 do mundo, e os mineiros Guilherme Muller (Sense Factory Racing) e José Gabriel Marques (Team Groove XCO), ambos da região de Poços de Caldas. Junto deles, outros três integrantes da seleção brasileira competem na elite do XCO, na manhã do sábado (8): Luiz Cocuzzi, Raiza Goulão e Jaqueline Mourão.
 
A programação do cross country olímpico tem a largada da elite feminina no sábado, às 7h30, e logo em seguida, às 10h30, a elite masculina - ambos horários de Brasília. A Red Bull TV transmite as duas corridas no endereço: https://www.redbull.com/int-en/tv/live/AP-1WNUU51WS2111. "Trabalhei muito para fazer uma prova melhor do que no ano passado. Acredito que seja muito viável", conta Henrique Avancini, quarto colocado no Mundial da Austrália, em 2017. 
 
"Nem sempre o resultado acompanha o desempenho, mas acredito que dá para bater essa marca de 2017. Esse é o objetivo maior. Fora isso, quero ir bem na prova e entregar uma boa performance. Estou muito confiante em lutar pela medalha. Pode ser que isso me coloque no pódio ou fora do top 5, mas é assim que são as competições de alto nível”, afirma o atleta, que competirá com uma edição especial de sua bike equipada com o novo grupo Shimano XTR de 12 velocidades.
 
Com menos experiência no pelotão mundial, Guilherme Muller e José Gabriel Marques também esperam ter um bom desempenho no mundial. "Realizei os primeiros treinos e me senti bem no circuito. Competi em algumas provas antes de embarcar para a Europa e a viagem foi bem longa. Por isso, agora o foco é na recuperação. Farei mais um treinamento na sexta-feira (7), para dar o máximo na prova no sábado", disse Guilherme. "As impressões foram as melhores possíveis da pista de Lenzerheide. Estão sendo dias de aprendizado, uma excelente oportunidade de amadurecimento e desenvolvimento a nível internacional", conta Zé Gabriel.
 
Jogos Abertos de Santa Catarina - O município de Caçador (SC) recebe entre 6 e 16 de setembro a edição de 2018 dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Entre os participantes das provas de ciclismo estão os catarinenses Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29), representando a cidade de Joinville, e Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis), que irá competir pela sua terra natal, Ibirama. A agenda de Pscheidt é mais extensa, com quatro provas: Mountain Bike Maratona nesta sexta-feira (7), Mountain Bike Cross Country Olímpico no sábado (8), ciclismo de estrada no domingo (9) e o contrarrelógio de estrada na terça (11). Já Lukinha estará em ação no downhill, marcado para a quarta-feira da semana que vem, dia 12. 
 
2º Riders Mountain Bike Festival - Viviane Favery e Sherman Trezza, ambos ciclistas da Cannondale Brasil Racing, competem neste domingo (9) na segunda edição do Riders Mountain Bike Festival, em Balneário Camboriú (SC). A prova do mountain bike conta com percursos de 100 km (solo ou dupla), 50km e 30km, além da disputa Kids. Vivi e Sherman são favoritos na prova de maior distância, com largada às 8h da manhã, no Espaço Garden Camboriú.
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook