Mesmo com atrasos, federação elogia estádio de slalom para 2016

Construção do Estádio de Canoagem Slalom avança em Deodoro / Foto: EOM

Rio de Janeiro - O Estádio de Canoagem Slalom dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será “absolutamente maravilhoso”. A opinião é da Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês), que esteve na cidade nesta semana para monitorar a construção da instalação. Localizado no Complexo Esportivo de Deodoro, o estádio é um dos locais de competição mais complexos do projeto dos Jogos Rio 2016.
 
Na última semana foi alvo de especulação por conta dos conhecidos atrasos no cronograma inicial. A construtora responsável pela obra, em recuperação judicial, não estaria conseguindo seguir o previsto. 
 
Mesmo assim, Jean Michel Prono, delegado técnico da ICF responsável pela aprovação do percurso, elogiou o progresso na construção e afirmou que os trabalhos estão em dia.
“Estou muito impressionado com o progresso. A construção está indo muito bem e a instalação é ótima”, disse o especialista francês, que visitou o Rio pela sétima vez para ajudar na realização do projeto, executado pela Prefeitura.
 
 “A visão geral, a paisagem e a atmosfera da instalação serão absolutamente maravilhosas”, completou.
 
Prono, que esteve nas últimas seis edições Olímpicas na função de técnico, administrador ou delegado técnico da ICF, detalhou os próximos passos do planejamento.
 
“Agora estamos focando em aspectos mais específicos, como a construção do canal e dos obstáculos, e em como criaremos este rio artificial no meio da cidade. Vamos formatar e ajustar o rio para que ele tenha um fluxo de 12 a 13 metros cúbicos por segundo, com ondas, turbilhões e outras coisas. É um rio artificial, mas segue os princípios de um rio natural e temos que direcionar, acelerar e reduzir o fluxo da água ao longo do percurso”, explicou.
 
O especialista garante ainda que o percurso será de padrão internacional e acredita que será possível realizar melhorias operacionais em relação aos Jogos Londres 2012.
 
“Teremos um percurso de competição dentro dos mais altos padrões internacionais e provavelmente conseguiremos economizar energia e reduzir custos operacionais em comparação com os Jogos de Londres, já que sempre aprendemos de uma experiência para a próxima”, afirmou.
 
A construção do reservatório de que abastecerá o percurso 250m com a utilização de bombas hidráulicas já está praticamente concluída. Obstáculos artificiais e totalmente modulares serão posicionados ao longo do percurso para simular as pedras que são encontradas em quedas d’água naturais. Uma inovação no projeto dos Jogos Rio 2016 é a utilização de placas pré-fabricadas no leito do rio, uma iniciativa que poderá ser utilizadas em edições futuras dos Jogos, segundo o francês.
 
Secretário-geral da ICF, Simon Toulson acompanhou Prono e, em sua terceira visita à cidade, também enalteceu o progresso na construção do estádio.
 
“Estive aqui quando não havia nada, era apenas uma floresta, e o desenvolvimento foi fantástico, é muito animador. Estamos em dia e tudo parece muito bem. A construção ainda não terminou e vamos seguir apreensivos até a água começar a correr, mas comparando com outras instalações que vimos, estamos em dia”, revelou.
 
O Estádio de Canoagem Slalom terá 8.000 assentos temporários e será uma das nove instalações do Parque Olímpico de Deodoro, que receberá 11 esportes Olímpicos e quatro modalidades Paralímpicas.
 
“O Estádio de Canoagem Slalom é uma das instalações mais complexas que construiremos para os Jogos, mas com as orientações da Federação Internacional estamos confiantes de que será um percurso soberbo, onde os melhores canoístas poderão brilhar em 2016. O evento-teste em novembro nos dará a oportunidade de testar a área de competição e o sistema de resultados, garantindo que todos os ajustes necessários sejam identificados e feitos bem antes dos Jogos”, disse Gustavo Nascimento, diretor de Gestão das Instalações do Comitê Rio 2016.
 
O design do percurso passou por um teste de inovação na Universidade Técnica Tcheca e atualmente 900 pessoas trabalham em dois turnos na construção da instalação. Após os Jogos, o Estádio de Canoagem Slalom e o Centro Olímpico de BMX formarão o Parque Radical do Rio.  
 
“O Parque Radical será o legado esportivo do evento para a região. Com cerca de 500 mil metros quadrados, vai ser o segundo maior da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo.  As instalações servirão para lazer da população, em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem”, afirmou Roberto Ainbinder, diretor de Projetos da Empresa Olímpica Municipal.
 
Veja Também: