Foz do Iguaçu sedia Mundial de Slalom Júnior & Sub-23

A cidade está pronta para receber canoístas de 36 países para movimentar as águas do Canal Itaipu / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - Entre os dias 22 e 26 de abril a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sedia o Campeonato Mundial Júnior & Sub-23 de Canoagem Slalom 2015. A elite mundial da nova geração do esporte estará presente no evento, um dos maiores do segmento. Ao todo, o Mundial reunirá 380 atletas de 36 países, com mais de 350 embarcações, no Canal Itaipu.
 
A cidade está em clima de competição e os atletas já chegam para conhecer as águas do Canal Itaipu nos dias que antecedem o campeonato. O evento contará com grandes nomes da Canoagem, como a australiana Jessica Fox, atual campeã mundial Sub-23 e Sênior do K1 Feminino.
 
A brasileira Ana Sátila, medalha de ouro na Austrália no K1 Feminino Júnior, em 2014, também ganha destaque. “A gente espera que tudo continue indo bem, como está até agora” comenta Ana, que em 2015 irá disputar pela primeira vez a categoria Sub-23 ao lado de Jessica Fox.
 
Já no K1 Masculino Sub-23 dois europeus são os favoritos: o italiano Giovanni De Gennaro, medalha de prata no Mundial em 2014 e Jiri Prskavec, da República Tcheca, bronze no mesmo campeonato. O Brasil terá como representante na categoria Pedro Henrique Gonçalves, o Pepe, 9o lugar no Mundial Sub-23 de 2014 na Austrália. “Quero brigar bastante para tentar deixar uma medalha em casa”, comenta Pepe. Na categoria Júnior o austríaco Mario Leitner vai tentar ser o melhor, como em 2014.
 
Outros atletas do velho continente também são favoritos no C1 Masculino Júnior: Florian Breuer, da Alemanha — atual campeão mundial e medalha de prata no Campeonato Europeu do ano passado — e os italianos Rafaello Ivaldi e Roberto Colazingari, que levaram o Campeonato Europeu e o ouro na categoria Sub-23 no Mundial de 2014, respectivamente.
 
No C2 Masculino Sub-23 os tchecos Jonas Kaspar e Marek Sindler, campeões em 2014, irão brigar por mais uma medalha de Ouro. A dupla brasileira formada por Charles Correa e Anderson Oliveira, por sua vez, quer garantir uma vaga na final e superar o 5o lugar conquistado no último Mundial.
 
A competição contará com 36 atletas brasileiros, vários já veteranos no evento. “O Brasil se apresenta pela primeira vez em um Mundial Júnior & Sub-23 com representantes em todas as categorias - e bons atletas - a um ano dos Jogos Olímpicos de 2016”, lembra Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Permanente Brasileira: “É uma grande oportunidade, queremos levar atletas de cada categoria para a final”.
 
Essa não é a primeira vez que o Canal Itaipu sedia um grande evento. Em 2007 o local foi palco do Mundial Sênior, evento que serviu de seletiva mundial para os Jogos Olímpicos de Pequim e para o Pan-americano de 2012, que foi seletiva das Américas para os Jogos Olímpicos Londres 2012.
 
Ettore Ivaldi destaca que foram implantadas melhorias técnicas no Canal Itaipu. “A pista de Foz mudou bastante em relação ao Mundial de 2007, agora é mais contínua, não tem áreas onde a água é tranquila”, explica Ivaldi. Segundo ele, a mudança tem recebido elogios de colegas de outros países. “Todos os treinadores que estão chegando estão gostando bastante do canal”, declara. Ivaldi acredita que será um bom evento. “A organização está fazendo um Mundial com padrão de disputa de Jogos Olímpicos”, enfatiza.
 
Veja Também: