Conhecidos todos os semifinalistas do Mundial Foz 2015

Após a realização das últimas eliminatórias canoístas voltam para a água para as disputas das semifinais nesta sexta-feira / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - Nesta quinta-feira foram disputadas as últimas provas eliminatórias do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 2015, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com as definições, hoje, dos classificados do K1 Feminino Junior e Sub-23 e do C2 Masculino Junior e Sub-23 já são conhecidos todos os semifinalistas da principal competição mundial da nova geração da Canoagem Slalom. Nesta sexta-feira acontecerão as disputas de todas as semifinais onde passarão apenas os dez melhores tempos.
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a avaliação positiva do Mundial se dá muito pela organização e o apoio recebido pela Canoagem Brasileira. “O Brasil está saindo com uma nota muito boa na organização, entregando um produto de nível internacional e de qualidade reconhecida por todos. As equipes e os participantes estão satisfeitos e a CBCa mais ainda”, ressaltou.
 
Tomasini também destaca que o  planejamento e a conquista dos resultados nos últimos anos é fruto do apoio recebido do BNDES, Itaipu Binacional, GE e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
 
“Estamos contentes com o resultado do trabalho da equipe técnica e por todo suporte mantido em Foz do Iguaçu pelo BNDES.  A preparação olímpica, sem dúvida, é parte disso aqui.  Nós temos o Pan-Americano este ano, em Toronto, o Mundial de Londres, onde também vamos com equipe completa buscando cada vez mais uma participação em alto nível”, completou.
 
Eliminatórias K1 Feminino e C2 Masculino
 
O segundo dia do Mundial Foz 2015 começou com a disputa da eliminatória do K1 Feminino Sub-23 prova em que a atual campeão mundial, a australiana, Jessica Fox e a estreante na categoria, Ana Sátila, classificaram-se para a semifinal. O melhor tempo das trinta atletas classificadas foi da tcheca Karolina Galuskova com 94.32 segundos.
 
No K1 Feminino Junior, categoria que também passaram os trinta melhores tempos da eliminatória, o destaque ficou por conta da austríaca Valentina Dreier, melhor marca com 102.14.
 
Nas disputas do C2 Masculino, tanto no Sub-23 quanto no Junior, todas as embarcações passaram para as semifinais devido ao número de inscritos nas eliminatórias. No Sub-23 o melhor tempo foi marcado pela dupla brasileira formada por Charles Correa e Anderson Oliveira com o tempo de 98.65. No Junior a dupla com melhor marca foi da França com Guillaume Graille e Lucas Roisin (103.25).
 
Charles comentou sobre a experiência: "Desde a infância moramos na mesma cidade, começamos juntos, cada um em uma categoria. No final de 2012 começamos em dupla. Já participamos de alguns mundiais e torneios pelo mundo inteiro, com ajuda da confederação e dos patrocinadores como o BNDES", enfatizou. 
 
Anderson falou sobre a prova: "Fizemos uma pista sem exigir muito da nossa força.  É o que a gente procura em classificatórias e eliminatórias: saber que a gente pode melhorar ainda, mas respeitamos muito as duplas do Japão, da Polônia e da Eslováquia", completou.
 
Após a realização das provas eliminatórias disputadas na manhã desta quinta-feira o Canal Itaipu foi fechado para a reconfiguração da pista para as semifinais que se iniciam amanhã. As finais serão disputadas a partir de sábado no mesmo formato adotado para as semifinais. 
 
Veja Também: