Americanas garantem vaga olímpica no basquete em 2016

Capitã dos Estados Unidos, a armadora Sue Bird recebe o troféu de campeã da Copa do Mundo / Foto: FIBA

Rio de Janeiro - Assim como no masculino, os Estados Unidos são os donos da primeira vaga do basquetebol feminino para os Jogos Rio 2016. 
 
 
Com sete medalhas de ouro Olímpicas, a seleção norte-americana confirmou o favoritismo e conquistou neste domingo (05) o título da Copa do Mundo 2014, carimbando seu passaporte para os Jogos Rio 2016. Melhor entre as 16 seleções que disputaram a competição na Turquia, os Estados Unidos derrotaram a Espanha por 77-64 na final, em Istambul.
 
“É muito difícil vencer estes campeonatos. Há vários times ótimos, que seguem sempre melhorando. Percebemos isso a cada jogo. Embora todos esperassem isso de nós, não é fácil vencer. Os jogos da semifinal e da final mostraram isso. Estou muito orgulhoso. As jogadoras fizeram um grande sacrifício vindo para a seleção logo após o fim dos campeonatos de seus clubes”, elogiou o técnico Geno Auriemma.
 
Este foi o quarto título mundial da seleção dos Estados Unidos em suas cinco últimas participações e o nono no total. Na Turquia, a campanha norte-americana teve seis vitórias em seis partidas. Cestinha da decisão com 18 pontos, a ala Maya Moore foi eleita a jogadora mais valiosa (MVP, da sigla em inglês) da competição. A capitã Sue Bird também se destacou, tornando-se a primeira atleta tetracampeã mundial da história.
 
“Não sabia disso”, revelou a armadora. “Isso mostra que tive ótimos técnicos e grandes companheiras. Definitivamente, não cheguei até aqui sozinha. Sempre tentei fazer exatamente o que o meu time precisava e ser regular nisso. Me sinto muito feliz por ter conseguido fazer isso por tanto tempo”, completou.
 
No total, 12 seleções disputarão o torneio de basquetebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As outras onze vagas serão definidas por meio de classificatórios continentais (5) e do Pré-Olímpico Mundial (5). O Brasil, país-sede, pode ocupar a 12ª vaga por meio de convite da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).