Piauí terá R$ 5 milhões para centro de referência no esporte

Projeto será centro de referência no esporte / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Francisco Ferraz de Carvalho, se reuniu na tarde da última terça-feira, dia 12 de novembro, com o Deputado Federal Osmar Júnior (PCdoB/PI), juntamente com o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e técnicos do Ministério do Esporte, onde foi discutida a viabilidade para construção de um Ginásio de Badminton no Estado do Piauí.

O Centro de prática do Badminton é um projeto desenvolvido pela CBBd, com o patrocínio da Remanso Projetos, que durante um ano realizou estudos detalhados para finalizar o projeto da obra que faz parte de uma concepção maior de criação de Centros de Treinamento e Formação em Esporte de Alto Rendimento da modalidade, em várias cidades do país.
 
O resultado da reunião não poderia ser mais proveitoso para o esporte, pois o Ministério do Esporte aprovou a construção do centro de referência para o badminton na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a obra será licitada ainda neste ano, resultado positivo do pleito dos piauienses durante a reunião corrida em Brasília (DF).
 
O novo espaço custará R$ 5.372.000. O projeto executivo elaborado pela arquiteta Ingrid Ferreira, já está pronto e foi entregue pela CBBd para a UFPI, que irá realizar a licitação do ginásio, que será referência nacional para a modalidade e um incentivo ao melhor desempenho dos atletas do Piauí onde vários deles já conquistam medalhas no exterior.
 
"Essa reunião foi realizada em torno de um projeto apresentado pela Confederação Brasileira de Badminton, que é dirigida pelo piauiense Francisco Ferraz. Ele fez um projeto muito bem feito e o Ministério do Esporte autorizou", revelou o Deputado Federal Osmar Júnior.
 
O Deputado Federal Osmar Júnior elogiou não só a agilidade da Confederação como a gestão da UFPI, que "está de portas abertas" para projetos que integrem a universidade com a comunidade.
 
Desde o início o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, demonstrou máximo interesse em ter esse centro de treinamento que servirão de base para a seleção brasileira e para abrigar projetos de extensão e massificação do esporte.
 
Para o presidente da CBBd, Francisco Ferraz, “As instalações desse ginásio não servirão somente para treinos ou competições nacionais e internacionais, mas para entrar na cultura esportiva da região, como de todo o país. Outros centros de rendimentos iguais a este que será construído no Piauí deverão ser erguidos em outras cidades do país, tornando cada vez mais o Badminton um esporte de conquistas. Esse é o nosso objetivo de por em prática projetos que tornem o Brasil potencia também neste esporte olímpico”.