Campeonato Mundial começa nesta segunda-feira | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Campeonato Mundial começa nesta segunda-feira

Alex Tjong / Foto: BadmintonphotoAlex Tjong / Foto: Badmintonphoto

Rio de Janeiro - Principal competição do calendário do badminton na temporada 2015, o Mundial começa nesta segunda-feira (dia 10) em Jacarta, na Indonésia, prometendo grandes disputas não só pelo título, mas também por vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição organizada pela Federação Mundial de Badminton (BWF) premia o campeão com 12 mil pontos no ranking. A disputa por um lugar nas Olimpíadas vai até o dia 1º de maio de 2016.

Em Jacarta, o Brasil será representado por dois atletas. Melhor brasileiro posicionado no ranking mundial na 75º colocação, Daniel Paiola tentará melhorar o resultado do ano passado, quando acabou eliminado na primeira rodada do Mundial de Copenhague, na Dinamarca. “Minha expectativa é fazer um bom torneio, ter um bom desempenho e, se possível, ganhar a primeira rodada para ficar entre os 32 melhores”, disse o atleta.
 
O adversário de Paiola na estreia será um velho conhecido: o austríaco David Obernosterer (63º). Ele foi o responsável por eliminar o brasileiro na disputa de 2014. “Vou enfrentar um atleta que considero ser do meu nível. Será uma grande batalha e espero sair vencedor. No ano passado, foram três sets duros e ele acabou ganhando. Não vejo como revanche, apenas como um jogo em que eu tenho possibilidade de vencer. Estou preparado para o estilo dele e focado na tarefa”, afirmou Paiola.
 
Se conseguir a vitória, o brasileiro terá pela frente o vencedor do duelo entre o chinês pentacampeão mundial e cabeça de chave número 5 Lin Dan e o americano Sattawat Pongnairat (72º). “O Lin Dan é uma lenda do badminton. Não tenho do que reclamar da minha chave. No Mundial não existe rodada fácil”, finalizou Paiola.
 
O outro representante do Brasil na competição é Alex Tjong, atual 109º do mundo. O jovem atleta também tentará passar da primeira fase, algo que não conseguiu em 2014 ao ser derrotado por Hu Yun, de Hong Kong. O brasileiro, no entanto, terá um adversário complicado na estreia: o indiano H.S. Prannoy, número 12 do mundo e cabeça de chave 11.
 
“Eu nunca o enfrentei. Não diria que foi sorte ou azar porque no Mundial não tem jogo fácil. Vai ser uma partida complicada, mas espero jogar bem. Tenho treinado bem e me sinto preparado para disputar a competição”, avaliou Alex.
 
Entre os estrangeiros, todos os campeões do ano passado estarão presentes: o chinês Chen Long (simples masculina); a espanhola Carolina Marin (simples feminina); os sul-coreanos Ko Sung Hyun e Shin Baek Choel (dupla masculina); as chinesas Tian Qing e Zhao Yunlei (dupla feminina); e os também chineses Zhang Nan e Zhao Yunlei (dupla mista).


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook