Ushuaia recebe em 2019 a primeira etapa da corrida de montanha UTMB

Ushuaia   / Foto: Divulgação Ushuaia / Foto: Divulgação

São Paulo - Inspirado pelo sucesso do UTMB® Mont-Blanc, agora reconhecido pela indústria como o “World Summit de Trail Running”, três novos eventos internacionais estão ampliando o alcance do UTMB® em todo o mundo: as etapas de Omã, Argentina e China.
 
UTMB® é também um convite para viajar, tendo a possibilidade de descobrir novas culturas, comunidades locais e paisagens únicas, além de desfrutar de uma organização de um evento de alta qualidade.
 
Para Daniel Catania, diretor de corrida da USHUAIA by UTMB®, o evento será verdadeiramente especial em uma trilha que leva os corredores às áreas remotas e selvagens do ‘Fim do Mundo’. “Como os outros eventos do calendário UTMB®, esta prova é baseada em corredores com semi-autonomia. As subidas são longas e, às vezes, expostas, exigindo que os corredores tenham confiança na altitude. O clima nas montanhas do Sul dos Andes (1.000 a 1.500 metros de altura) é semelhante ao que pode ser encontrado nos Alpes, de 2.500 a 3.000 metros de altitude. As temperaturas de abril durante o dia podem atingir entre 10 a 15 °C nos vales. Nas montanhas, onde a maior parte da trilha está localizada, a temperatura é muito mais baixa, e os corredores podem encontrar as quatro estações do ano em apenas um dia. À noite, as temperaturas podem cair abaixo de zero. Assim, os corredores precisarão se equipar adequadamente”, diz.
 
Em suma, será uma trilha técnica, com grandes altos e baixos, geografias diversas, mudanças de paisagens e um clima oscilante. “Os participantes da FMU enfrentarão paisagens tão selvagens e vastas que terão a sensação de percorrer 160 km, em vez dos reais 130 km. A corrida cruzará mais de oito montanhas, passando pela “The French” ou “The Tristen”, com vistas incríveis da montanha “Cortez”, da lagoa “Esmeralda” e do enorme lago ‘Fagnano’”, completa.
 
Quanto ao FBT, o circuito permitirá aos corredores admirar o Canal de Beagle e conhecer outro lugar icônico - a montanha “Five Brothers”. Já na LCT, os participantes apreciarão a montanha “Middle Hill”, a “Bonete” e a “La Cloche”, com sua forma de sino. Eles também vão passar por diferentes paisagens com uma visão única, enquanto finalmente se aproximam da cidade de Ushuaia.
 
Na ELT, os corredores poderão usar algumas passagens “secretas” perto da montanha “Cortez”, “Middle Hill”, etc. Assim como os outros circuitos, o visual terá paisagens incríveis enquanto experimenta-se percorrer caminhos caracterizados por oceanos, rios, florestas, montanhas, lagoas e, finalmente, a cidade.
 
Estrutura de Ushuaia - Ushuaia tem uma variedade de instalações hoteleiras, que vão desde hostels a “bed & breakfast” e hotéis cinco estrelas. Com o aeroporto internacional a apenas três horas de voo direto de Buenos Aires e localizado bem no centro da cidade, Ushuaia sediará o início e o término de cada prova, assim como todas as comemorações do evento.
 
Sobre a Terra do Fogo - Em uma época do ano em que o mar azul profundo, florestas cor de laranja queimadas, picos cobertos de neve e céu exibem todo o espectro de cores durante o dia e noite, o USHUAIA by UTMB® oferecerá uma experiência verdadeiramente extraordinária: a de correr pelo extremo sul do continente americano.
 
De Ushuaia, é fácil visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo, bem como outras áreas e estâncias do sul da Patagônia. Além disso, veleiros e navios que partem do porto levam os turistas para navegarem no Canal de Beagle para ver pinguins e leões marinhos e descobrir o magnífico Cabo Horn. Na cidade, é possível visitar a famosa prisão que funcionou até 1947 e viajar no "Trem do Fim do Mundo".
 
UTMB® Mont-Blanc - Além da aventura e da exploração, OMAN by UTMB®, USHUAIA by UTMB® e GAOLIGONG by UTMB® oferecem benefícios aos finalistas que querem participar do UTMB® Mont-Blanc.
 
Os pontos ITRA (International Trail Running Association) obtidos nos quatro percursos do USHUAIA by UTMB® serão válidos por três anos (em vez de dois) para a loteria UTMB® MONT-BLANC. Além disso, os finalistas de longa distância (130 km) ganharão um ano de inscrição. Se eles quiserem participar da edição 2020 do UTMB® MONT-BLANC, cada um que terminar o USHUAIA by UTMB® dobrará suas chances no sorteio, se estiver se cadastrando pela primeira vez, ou será garantido um lugar se não tiverem sucesso ao tentar se inscrever na principal prova do ano.
 
Inscrições estão abertas para USHUAIA by UTMB®
 
Para a primeira edição do USHUAIA by UTMB®, de 5 a 7 de abril de 2019, o evento contará com as seguintes distâncias a serem percorridas:
- FMU: 130 km e 8.200 m de ascensão
- FBT: 70 km e 5.400 m de ascensão
- LCT: 50 km e 3.000 m de ascensão
- ELT: 35 km e 2.400 m de ascensão
 
Datas dos próximos eventos UTMB®:
- OMAN by UTMB®: 29 de novembro a 1º de dezembro de 2018
- USHUAIA by UTMB®: 5 a 7 de abril de 2019
- UTMB® Mont-Blanc: de 26 de agosto a 1º de setembro de 2019
- OMAN by UTMB®: Outono 2019 
- GAOLIGONG by UTMB®: 21 a 23 de março de 2020
 
 
 
 
Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook